Um levantamento realizado pela Real Time Big Data, encomendado pela Record TV e divulgado nesta terça-feira, 26/7, aponta um empate técnico entre o governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), e o ex-governador do Estado, Amazonino Mendes (Cidadania), na corrida pelo governo do Amazonas nas eleições deste ano. O empate ocorre tanto no cenário estimulado, em que os dois pré-candidatos aparecem com 28%, quanto no espontâneo, em que Wilson e Amazonino estão com 15% das intenções de votos.
Durante a realização da pesquisa, foram ouvidos 1,5 mil eleitores do Amazonas, por telefone, entre os dias 23 e 25 de julho. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no TSE sob o número AM-02872/2022.
Cenário espontâneo– Além do empate técnico entre Wilson Lima e Amazonino Mendes, em 15%, aparecem ainda no levantamento, os nomes do senador Eduardo Braga (MDB), com 9%, e do deputado estadual Ricardo Nicolau (Solidariedade), com 1%. Entre brancos e nulos, o percentual é de 21%. Os que não sabem ou não responderam o percentual é de 39%.
Cenário estimulado – Já no estimulado, Lima e Mendes seguem empatados, com 28% das intenções de voto, seguidos de Braga, com 17%; Ricardo Nicolau 5%; Henrique Oliveira (Podemos) com 3%; Carol Braz (PDT), com 2%; Marcelo Amil (Psol), com 1%. Os brancos e nulos tiveram pontuação de 9% e os que não sabem ou não responderam teve 7%.
Senado – Na disputa pelo Senado, há um empate técnico entre o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio (PSDB) e o senador Omar Aziz (PSD), com 24% e 19%, respectivamente. Em seguida aparecem Coronel Menezes (PL): 16%; Luiz Castro (PDT): 10%; e Chico Preto (Avante): 6%. Os brancos e os nulos ficaram em 14% e os que não sabem/não responderam: 11%.
—
Da Redação com informações do R7
Fotos: Divulgação