O início das convenções partidárias tem movimentado bastante os bastidores da política. No Amazonas, uma das grandes expectativas tem sido a oficialização dos nomes dos candidatos a vice que vão compor a chapa com os pré-candidatos ao Governo do Amazonas nas eleições deste ano. Uma dessas grandes expectativas tem sido em torno do nome que será indicado como vice do senador Eduardo Braga (MDB).
Conforme fontes ligadas ao O Convergente, Braga, que neste fim de semana teve oficializado o apoio de sua candidatura pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB), tem, pelo menos, quatro nomes cotados para compor sua chapa, até o momento.
Três deles, inclusive, indicados pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Que são os nomes da vice-presidente do PCdoB, Lucia Antony, Arminda Mourão, professora da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), e Edilon Queiroz, dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas.
O quarto nome cotado é, segundo as informações que circulam entre o Partido dos Trabalhadores (PT), seria da secretária Nacional de Mulheres do PT, Anne Moura, que também é pré-candidata a deputada federal.
O nome da ativista, é um dos mais cogitados para a vaga uma vez que ela, segundo fontes do O Convergente, é uma pessoa de confiança da deputada federal e presidente nacional do PT, Gleisi Hoffman, e do ex-presidente Lula no partido.
O Convergente entrou em contato com a assessoria da pré-candidata Anne Moura, para confirmar a possível indicação e as tratativas em torno do assunto, mas até a publicação da matéria não teve retorno.
Escolha e divergências – O nome de quem deverá compor a chapa de Braga, no entanto, só deverá ser divulgado na convenção do partido. Data essa ainda não divulgada pelo MDB.
A demora, de acordo com informações de bastidores, se dá por conta dos possíveis acordos e divergências sobre o apoio de dirigentes regionais do PT à candidatura de Braga. Isso porque, mesmo com Lula declarando que vai apoiar o senador em sua corrida para a vaga ao executivo estadual, muitos correligionários do partido no Estado estão apreensivos e divididos quanto ao assunto.
Apoio PCdoB – O apoio do PCdoB a pré-candidatura de Braga, que historicamente anda alinhado com o PT, foi oficializado durante a convenção da sigla realizada neste sábado, 23/7, no Sindicato dos Metalúrgicos, bairro Praça 14 de Janeiro, na zona Sul de Manaus.
Na ocasião, a legenda também oficializou os candidatos que vão concorrer às eleições deste ano pelo partido, para os cargos de deputados estaduais, federal e senador.
“Estamos alinhados com a política nacional que estamos construindo em conjunto com o Presidente Lula. Por isso, nosso apoio é para Eduardo Braga a Governo do Estado, Omar ao Senado e Vanessa Grazziotin para Deputada Federal. É necessário e urgente ocupar com aliados em todas as esferas para por fim a política de morte do atual governo de Bolsonaro”, disse Marklize Siqueira, da Bancada das Manas, ao O Convergente. A bancada vai concorrer a uma das vagas na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).
O evento não contou com a presença da ex-deputada federal Vanessa Grazziotin, que vai disputar uma vaga na Câmara do Deputados. Segundo o presidente do partido, Eron Bezerra, a mesma não pôde comparecer porque está em caravana pelo interior do Estado.
— —
Da Redação
Foto: Divulgação