31.3 C
Manaus
sexta-feira, novembro 22, 2024

Baleia Rossi afirma que senadora Simone Tebet terá apoio dos 27 estados brasileiros contrariando fala de Eduardo Braga

Ala do partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB) pressiona para que sigla apoie Lula ainda no 1º turno, mas cúpula do MDB pretende manter apoio a senadora Simone Tebet. Baleia Rossi, presidente nacional da sigla, afirma que a escolha é da maioria dos correligionários

Por

O presidente nacional do partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB), o deputado federal Baleia Rossi, utilizou suas redes sociais nessa segunda-feira, 18/7, para confirmar que as lideranças dos 27 estados brasileiros apoiarão a candidatura da senadora Simone Tebet à Presidência da República nas eleições deste ano. A fala de Rossi veio logo após o senador do Amazonas, Eduardo Braga, articular reunião na tarde de segunda-feira, com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e afirmar que ele e mais 11 caciques estaduais do MDB irão apoiar a chapa Lula-Alckmin.

Na postagem, Baleia reafirma o compromisso dos emedebistas com Tebet, afirmando que a decisão foi feita pela maioria dos correligionários, mas que respeita as minorias.

“Conversei há pouco com alguns dirigentes do MDB que supostamente estariam com outro candidato a presidente. Eles me garantiram que vão apoiar Simone Tebet na convenção que vai homologá-la candidata. Decidimos por maioria, respeitando as minorias. Teremos apoios nos 27 estados”, disse.

Já Braga, que postou em suas redes sociais, fotos da reunião ao lado de Lula, disse que ele e mais 11 estados vão apoiar e caminhar lado a lado com o petista, desde o primeiro turno das eleições, inclusive levantando bandeiras apoiadas pelo presidenciável, como o combate à fome, geração de emprego e renda e Justiça social.

“Estive com o Lula e mais lideranças do MDB de 11 estados para apoiar e caminhar junto com sua candidatura e de Alckmin nestas eleições, já no primeiro turno. Comprometidos com o projeto de Brasil que todos queremos, com o fortalecimento da democracia, com a retomada do crescimento, com a retomada do emprego, renda e da Justiça social com o aspecto humanitário que este país precisa para que nós possamos ter a solidariedade e o enfrentamento da fome!”, escreveu Braga.

Na tentativa de colocar uma “pá de cal” nas intenções de apoio de Eduardo Braga à Lula, Baleia Rossi ainda afirma que o Brasil precisa de alternativa e que o apoio a Tebet é uma decisão democrática e acordada pelos dirigentes.

“O Brasil precisa de uma alternativa aos polos. Mais do que tudo, precisa respeitar as decisões democráticas. Nesse último caso, todos os dirigentes do MDB estão de pleno acordo. Exatamente porque essa é a maior força do nosso partido.

Quem também saiu em defesa da pré-candidatura de Tebet foi o deputado federal pelo Maranhão, Hildo Rocha, que pontuou qualidades da senadora para ser a postulante da sigla rumo à Presidência. “Tenho muito respeito pelo senador Lobão, mas aqui no Maranhão eu vou de Simone Tebet, mulher que reúne todas as virtudes de uma boa gestora pública e que será a candidata do MDB”, escreveu no Twitter e que também foi retuitado por Rossi.

Reunião MDB e PT: Após a reunião, Braga garantiu que quer ampliar o apoio à Lula, buscando uma interlocução com o ex-presidente da República, Michael Temer, nome ainda muito forte dentro do MDB. “O presidente Temer é sem dúvida nenhuma uma liderança dentro do partido. Portanto ele tem um papel a exercer. Aliás no dia de ontem ele participou de um programa de televisão onde ele manifestou publicamente a opinião dele sobre a situação da terceira via. Ele disse que lamentavelmente a terceira via não se consolidou. Portanto eu acho que com a entrevista de ontem existem fatos novos para que nós possamos conversar também com o Michel Temer”, disse.

Ainda estiveram presentes nesta reunião articulada por Braga, que também terá o apoio de Lula para concorrer ao Governo do Amazonas, a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann; José Guimarães (PT) – deputado federal; Aloizio Mercadante – presidente da Fundação Perseu Abramo, e o deputado e tesoureiro da campanha de Lula, Márcio Macedo (PT-SE).

Entre os caciques políticos do MDB, encabeçam a lista de participantes, o governador de Alagoas, Paulo Dantas, e os senadores Renan Calheiros (MDB-AL); Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), Eunício Oliveira (MDB-CE), Rose de Freitas (MDB-ES), Lúcio Vieira Lima (MDB-BA), Marcelo Castro (MDB-PI), Edison Lobão (MDB-MA), além do presidente do diretório estadual MDB no RJ, Leonardo Picciani. Os governadores do Pará, Elder Barbalho, e do Rio de Janeiro também integram o grupo de apoio à Lula.

 

Da Redação

Foto: Patrícia Figueiredo/g1

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -