31.3 C
Manaus
sexta-feira, novembro 22, 2024

Em passagem por Manaus, Ciro Gomes fala sobre pretensões políticas, critica Bolsonaro e Lula e lança pré-candidatura de Carol Braz e Luiz Castro

Na capital, o pré-candidato à Presidência da República pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), Ciro Gomes, participou de um evento em homenagem ao senador do Amazonas Jefferson Peres, que ocorreu na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), e lançou a pré-candidatura da defensora pública, Carol Braz, ao Governo do Amazonas, e do pré-candidato ao senado, Luiz Castro

Por

Em passagem por Manaus, nesta quinta-feira, 17/3, para oficializar as pré-candidaturas da defensora pública, Carol Braz e Luiz Castro, ao Governo do Amazonas e Senado, respectivamente, o pré-candidato à Presidência da República pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), Ciro Gomes, falou sobre Zona Franca de Manaus (ZFM), destacou suas pretensões políticas e descartou uma junção de partidos para formar uma terceira via. Com discurso de “campanha”, ele criticou o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da silva (PT), e disse que o Brasil precisa se livrar da polarização que foi criada em torno dos dois.

Na companhia de apoiadores e do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, Ciro Gomes participou de uma cerimônia em homenagem ao senador Jefferson Peres, que ocorreu na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), onde o pedetista também recebeu o título de cidadão do Amazonas. Após a homenagem, o presidenciável concedeu uma coletiva de imprensa, onde destacou alguns pontos que vão nortear a sua campanha eleitoral.

Questionado sobre a junção do PDT com outros partidos, para fortalecer chamada terceira via, ele descartou a possibilidade e negou qualquer chance de isso acontecer. No decorrer da coletiva, ele citou as alianças políticas firmadas no atual governo que também já foram atuantes nos governos de Lula e Dilma e agora estão “aliados” ao presidente Bolsonaro. O que na visão dele, evidencia o ciclo existente na política do país, que até hoje não deu certo.

“O Lula governou com essa gente e foi preso. A Dilma governou com essa gente e foi cassada. O Michel Temer governou com essa gente e foi preso e o Bolsonaro está governando com essa gente e está desmoralizado. Ou a gente entende isso e livra ao Brasil dessa bola de chumbo, de rancores, de ódio e de paixões, ou esse país vai ser exterminado”, opinou Gomes, ao destacar que o Brasil precisa de discussões para um projeto nacional.

Além das críticas aos adversários o presidenciável falou  sobre suas propostas econômicas e sobre as pesquisas de intenções de votos, já feitas em relação a intenção dos eleitores. Questionado sobre sua percentualidade na lista de nomes citados nas pesquisas, ele afirmou que as mesmas não remetem, de um modo geral, o pensar de toda a população.

“A pesquisa é o retrato e a vida é filme. Se você for na rua pergunte o povo se ele sabe que tem eleição e se já tem candidato. A maioria ainda não está ligada nesse assunto. Portanto as pesquisas tendem a refletir muito mais a notoriedade. E a notoriedade é o seguinte: você tem um presidente que está por bem ou mal todo dia na mídia, com a caneta na mão, que é o Bolsonaro, e um ex-presidente da República, que é 100% odiado e 100% amado, que é o Lula. E eu sou meio que uma pessoa que está de fora da grande mídia. É fácil para mim? Não. Porém é necessário. Porque se o Brasil fica nessa confrontação eterna o que vai acontecer no dia seguinte?”, questionou.

PDT Amazonas – Na coletiva, a defensora pública Carol Braz falou sobre sua pré-candidatura ao governo do Amazonas e destacou o convite do partido, afirmando que vem para fazer a diferença. “Para mim é uma honra está nesse partido e poder mudar a história do Amazonas. Não podemos aceitar continuar como as coisas estão. Nós vamos mostrar que podemos fazer um governo diferente e um governo pensando na população, em desenvolver a nossa economia”, afirmou.

Já o ex-deputado estadual Luiz Castro, que ficou um tempo afastado da vida política e é pré-candidato ao senado, falou sobre o que motivou seu retorno ao cenário. “O que me motivou, principalmente, foi o dever de consciência. De não ser omisso em ver as coisas que estão ocorrendo no nosso Estado e no nosso país. E ao mesmo tempo mostrar que o mandado de senador não pode pertencer aos grupos hegemônicos que comandam há 50 anos o nosso Estado”, disse ele ao ser questionado sobre o assunto.

Na ocasião, o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, aproveitou para falar sobre a pré-candidatura de Braz e Castro como representantes da sigla no Amazonas. “Eles foram convidados por nós para liderar uma mudança, que trará novos ares para o Estado do Amazonas. E vamos nos esforçar muito para que tenhamos na história do Amazonas a primeira mulher governadora do Amazonas e um senador da envergadura do Luiz Castro. Com integridade política e honestidade”, destacou.

Homenagem a Jefferson Peres – A homenagem póstuma ao senador José Jefferson Carpinteiro Peres, que completaria 90 anos no dia 19 de março, ocorreu após iniciativa do deputado estadual Adjuto Afonso, líder do Partido Democrático Trabalhista (PDT) na casa legislativa.

A solenidade contou com a presença de autoridades políticas, familiares e amigos que lembram das ações do senador, quando o mesmo atuou no Congresso Nacional.

Sobre a homenagem ao ex-senador e a honraria que recebeu, Ciro Gomes agradeceu o título de cidadão do Amazonas, que recebeu, e em seu discurso no plenário da Aleam aproveitou para falar sobre o cenário atual político do País e a falta de Jefferson Peres na política.

“O Jeferson Peres faz muita falta ao Brasil nesse momento. Todos destacam a honradez a decência e o espírito público. E eu também faço esse elogio em tempos que a apologia da ignorância e do ‘rouba mais faz’ prevalece na política brasileira”, disse o pré-candidato ao criticar a “ignorância” e a apologia política existente hoje no país.

Após o evento na Aleam, Ciro Gomes seguiu para um ato político com lideranças locais, que ocorreu no Hotel Blue Tree, Adrianópolis, na noite desta quinta-feira, 17.

Confira imagens do evento e da coletiva:

— —

Por Izabel Guedes

Fotos: Ney Xavier/ Aleam e Eriana Monteiro

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -