O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), por meio de um acordo de cooperação técnica, firmaram uma parceria para possibilitar a capacitação de servidores de ambas as instituições e trocas de experiência entre a Corte de Contas e a Universidade. Os cursos serão realizados na estrutura de formação da Escola de Contas Públicas (ECP) e da UEA, para todos os servidores interessados.
O documento firmado, foi aprovado de forma unânime, durante 4ª Sessão Ordinária do Tribunal Pleno, na última terça-feira, 8/2, conforme explica o presidente do TCE-AM, conselheiro Érico Desterro.
“Essa é uma parceria muito bem vinda, já que o objetivo é usar de uma estrutura já existente em ambas as instituições para capacitar ainda mais nossos servidores, sem custos adicionais aos cofres públicos. Os resultados deste acordo serão benéficos para a sociedade civil, pois teremos servidores ainda mais bem preparados para desempenhar suas funções”, destacou o presidente do TCE-AM.
Capacitação: Entre as formações que serão disponibilizadas aos servidores por meio da parceria, estão cursos remotos e presenciais de gestão pública, como controle interno, transparência, fiscalização, elaboração de projetos básicos e termos de referência, transferências voluntárias, curso de pós-graduação latu sensu, em nível de especialização; oferta de vagas em programas de pós-graduação stricto sensu; além de mestrado e doutorado. Os servidores também terão acesso aos cursos interinstitucionais realizados pela UEA em parceria com outras instituições de ensino.
O coordenador da ECP, conselheiro Mario de Mello, ressaltou a importância da formação contínua de agentes públicos na busca pelo permanente aperfeiçoamento de suas funções.
“Como braço pedagógico do Tribunal, a Escola de Contas está sempre em busca de entregar as capacitações mais eficientes para a melhoria da gestão pública como um todo. Não basta que o Estado atue apenas sob o manto da legalidade quando se trata de serviço público. É fundamental que exista de forma contínua a busca por uma melhor atuação do agente público, com o intuito de produzir resultados positivos e satisfatórios às necessidades da sociedade”, disse Mario de Mello.
Acordo de cooperação técnica: O acordo é válido por cinco anos a partir da data de assinatura do termo, que segue agora para que a Secretaria Geral de Administração do TCE-AM adote as medidas pertinentes à implementação dos objetivos do termo.
— —
Da Redação com informações da assessoria de imprensa
Foto: Divulgação