27.3 C
Manaus
sexta-feira, novembro 22, 2024

Primeira sessão da CMM é marcada pela ausência de mais da metade dos vereadores

Mais da metade dos 41 vereadores de Manaus não participaram da primeira sessão da Câmara Municipal de Manaus (CMM), ocorrida nesta segunda-feira, 7∕2. O aumento da Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar (CEAP), o “cotão”, ainda foi um dos temas repercutidos por alguns dos parlamentares presentes

Por

A primeira sessão ordinária da Câmara Municipal de Manaus (CMM) de 2022, ocorrida nesta segunda-feira, 7∕2, foi marcada pela ausência de mais da metade dos 41 vereadores da casa. O presidente da CMM, vereador David Reis (Avante), foi um dos primeiros a sair da sessão. O aumento da Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar (CEAP), o “cotão”, foi um dos assuntos repercutidos na tribuna por alguns dos vereadores presentes.

O primeiro a usar a tribuna para falar sobre o aumento do cotão foi vereador Robson da Silva Teixeira (PSDB), o Raulzinho. Na oportunidade o parlamentar destacou que é a favor do aumento da CEAP, pois, segundo ele, com o aumento poderá levar mais ajuda para a população.

“Como eu conseguiria levar essa ajuda no momento de pandemia se eu não tivesse carro e gasolina, como eu ia conseguir? Eu fui o único vereador que fez um projeto para ajudar as pessoas no momento em que elas estavam sofridas, passando por dificuldades. Não foi eu quem fez a lei, agora eu estou dizendo que as minhas atividades parlamentares dependem disso. Eu não sou empresário, eu não ganhei comprando voto, eu ganhei com trabalho e tudo relacionado ao meu mandato estão não minhas redes sociais”, defendeu Raulzinho.

Os vereadores Amom Mandel (União Brasil), Rodrigo Guedes (PSC) e Capitão Carpê Andrade (Republicanos) também repercutiram o aumento da verba. Em entrevista ao Portal O Convergente, os três parlamentares afirmam que o aumento do CEAP não necessária.

Amom Mandel disse que a guerra contra o aumento do cotão é uma pauta em andamento e a discursão judicial ainda não acabou.

“Eu acredito que isso não é um aumento aceitável. Na verdade, acredito que nenhum aumento seria aceitável nesse momento. Eu não utilizo essa verba e ademais leva manifestação de que a manifestação não é necessariamente presencial, mas que todo cidadão pode compartilhar um texto, expor a sua opinião nas redes sociais, pode conversar com seus amigos familiares e vizinhos sobre o caso, o que a gente não pode é ficar calado sobre o que está acontecendo, isso é um grande absurdo”, declarou o vereador Amon Mandel.

O vereador Rodrigo Guedes também defendeu que não há necessidade da aprovação do projeto que prevê o aumento da CEAP, que passou e R$ 18 mil para mais de R$ 33 mil por mês. Guedes foi um dos parlamentares que entrou com ação contra o aumento.

“Eu espero realmente que a Câmara desista do aumento do cotão. Que a Câmara simplesmente não recorra mais. Já foram duas vitorias em nome da população. Tudo o que aconteceu foi muito grave, muito pesado. O que eu defendo é que a Câmara disponibilize para o vereador uma estrutura, mas não em dinheiro como é o cotão. É assim que funciona o cotão, você apresenta uma nota e a Câmara manda o dinheiro de volta, aquilo que eventualmente o vereador gastou, você nunca vai saber se gastou ou não, apresenta uma nota e a Câmara devolve o cheque”, esclareceu Guedes.

O Convergente também conversou com o vereador Carpê Andrade. Ele contou que sempre foi contra ao aumento do Cotão.

“A minha opinião é muito clara sobre o aumento do cotão, quando passou pela Câmara Municipal eu votei contra o aumento, por entender que esse momento e outros momentos também são inviáveis, haja vista que o valor que já é destinado aos vereadores já atende as minhas necessidades. Inclusive na própria Câmara, eu sou o que menos gasta o cotão, então não faria sentido eu votar a favor do aumento do cotão”, declarou Carpê.

— —

Da Redação

Fotos: Robervaldo Rocha/ Dircom-CMM

 

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -