31.3 C
Manaus
sexta-feira, novembro 22, 2024

Fernando Bezerra Coelho deixa cargo de liderança do governo Bolsonaro no Senado

Decisão foi tomada ontem após ter obtido apenas sete votos na disputa por uma vaga de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) entregou nesta quarta-feira.

Por

Após sofrer uma derrota expressiva na disputa pela vaga no Tribunal de Contas da União (TCU), o senador Fernando Bezerra (MDB-PE) entregou nesta quarta-feira, 15/12, seu cargo de líder do governo no Senado. O parlamentar formalizou o pedido ao presidente Jair Bolsonaro (PL), pela manhã.

“Entreguei nesta manhã o cargo de líder do governo no Senado. Formalizei o pedido ao presidente Jair Bolsonaro a quem agradeço a confiança no exercício da função”, escreveu Bezerra, pelo Twitter.

Segundo a colunista Bela Megale, os senadores Marcos Rogério (DEM-RO) e Márcio Bittar (PSL-AC) são os mais cotados para assumir o cargo de líder do governo na Casa. Bezerra optou por deixar a liderança um dia após o Senado ter aprovado o nome de Antonio Anastasia (PSD-MG) como novo ministro do TCU, cargo que também pleiteava com Kátia Abreu (PP-TO). Bezerra ficou em último na disputa, levando sete votos. Anastasia obteve o apoio de 52 senadores, enquanto Kátia, 19.

Diante do resultado, parlamentares avaliavam desde ontem que Bezerra não teria condições de continuar como líder do governo, cargo que demanda justamente a articulação por votos na Casa. Além disso, o senador emedebista se sentiu traído por não ter contado com o empenho do Palácio do Planalto.

De acordo com uma pessoa próxima ao parlamentar, ele não descartava uma derrota, mas o fato de ter recebido somente sete votos foi simbólico.

No TCU, Bezerra mirava o cargo de Raimundo Carreiro, que deixa o tribunal após ser indicado por Bolsonaro para assumir a Embaixada do Brasil em Portugal. O sucessor do ministro herda, entre outras coisas, a relatoria do processo sobre os gastos com cartão corporativo de Bolsonaro e de seus familiares.

Bezerra teve destaque nacional no posto durante a CPI da Covid na Casa. Entre abril e outubro, o emedebista travou inúmeros debates na comissão para defender as posições do governo federal no combate à pandemia no Brasil, junto aos senadores Luis Carlos Heinze (PP-RS) e Jorginho Mello (PL-SC).

— —

Com informações O GLOBO

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -