O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), informou nesta quinta-feira, 2/12, que a tradicional festa de Réveillon realizada na Avenida Paulista está cancelada. Com relação ao Carnaval, o prefeito disse que haverá tempo para a melhor tomada de decisão, porém a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes abertos vai continuar.
O anúncio, sobre o cancelamento do Réveillon, foi feito em coletiva de imprensa em Nova York. “O que pesou muito foi a questão da nova variante Ômicron”, disse o prefeito.
Já em relação à obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes abertos, o prefeito disse que um estudo realizado pela Vigilância Sanitária municipal analisou os efeitos relacionados à chegada da nova variante e estabeleceu que o momento atual é de cautela.
Estado – Outro anúncio relacionado à São Paulo é quanto a obrigatoriedade do uso de máscaras em todo o estado. O comunicado quanto a manutenção das máscaras foi feito pelo governador João Doria (PSDB). A medida também leva em consideração as incertezas sobre o impacto do surgimento da variante Ômicron. Anteriormente, havia sido anunciada a flexibilização da medida a partir do próximo dia 11/12.
“Decidimos adotar essa medida por prudência com o cenário epidemiológico no Estado. Todos os números demonstram que a pandemia está recuando em São Paulo, mas vamos optar pela precaução. O nosso maior compromisso é com a saúde da população”, disse Doria, que também se manifestou por meio das redes sociais.
Confira:
A recomendação foi feita pelo Comitê Científico, que mencionou os riscos das aglomerações em festas de natal e Réveillon.
Canceladas – Assim como em São Paulo, as festas oficiais de Réveillon já haviam sido canceladas pelas prefeituras de várias capitais brasileiras. Em Manaus, o prefeito David Almeida (Avante) deve comunicar a decisão da prefeitura, em relação a tradicional festa na Praia da Ponta Negra, na próxima semana.
Enquanto isso alguns municípios do interior do Amazonas já suspenderam o evento. Manacapuru foi o primeiro do Estado a oficializar o cancelamento da festa. O anúncio foi feito em um comunicado publicado nas redes sociais da prefeitura da cidade nesta quinta-feira, 2/12.
“Após uma reunião com a equipe da secretaria de saúde, analisando o surgimento de uma nova variante do Coronavírus e a preocupação com um possível aumento de casos no município, o prefeito Beto D’Angelo decidiu não realizar a festa de réveillon em Manacapuru”, diz a publicação.
Confira:
— —
Da Redação com informações da Agência Brasil e assessoria de imprensa
Foto: Divulgação