26.3 C
Manaus
sexta-feira, outubro 18, 2024

Suframa discute ações para tornar Humaitá projeto-piloto da Zona de Desenvolvimento Sustentável Abunã-Madeira

O superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa), Algacir Polsin, juntamente com uma comitiva da Suframa e integrantes do Calha Norte, estará nesta terça-feira, 19/10, em Humaitá com intuito de discutir ações para impulsionar o Desenvolvimento da Região Amazônica, vislumbrando a possibilidade de Humaitá tornar-se um projeto-piloto da Zona de Desenvolvimento Sustentável Abunã-Madeira

Por

Nesta terça-feira, 19/10, uma comitiva da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), liderada pelo superintendente da autarquia, Algacir Polsin, além de integrantes do Calha Norte estarão no município de Humaitá (a 590 quilômetros de Manaus), reunindo-se com representantes de instituições privadas e públicas do Amazonas para discutir ações de fomento ao desenvolvimento regional. Segundo a Suframa, o objetivo da reunião é promover ações para impulsionar o Desenvolvimento da Região Amazônica e vislumbrando a possibilidade de Humaitá tornar-se um projeto-piloto da Zona de Desenvolvimento Sustentável Abunã-Madeira.

Polsin explica que a Zona de Desenvolvimento Sustentável Abunã-Madeira (antiga Amacro) é um projeto idealizado para implementar “sinergia interinstitucional a nível regional e nacional com fins de viabilizar o tripé do desenvolvimento sustentável (ambiental, social e econômico) na região em que o projeto for implantado”. As iniciativas priorizam os eixos de Desenvolvimento Produtivo (Agronegócio, Indústria, Bioeconomia, Turismo) e Infraestrutura Econômica e Urbana (Logística e Transporte, Energia, Telecomunicações.

“Nessa visita prospectiva ao município de Humaitá, queremos iniciar algumas ações com o propósito do município se tornar parte de um projeto-piloto da Abunã-Madeira. A ideia é viabilizar a verticalização da cadeia produtiva do agronegócio na região, com fins de vencer as dificuldades operacionais e barreiras logísticas, e, de forma efetiva, conseguir gerar o desenvolvimento almejado como forma de minimizar as desigualdades regionais”, detalha o superintendente.

No dia 19, pela manhã, o primeiro compromisso é uma reunião de alinhamento interinstitucional na Prefeitura, com o prefeito José Cidinei Dedei Lobo e representantes da Câmara de Vereadores, do Comando do 54º Batalhão de Infantaria de Selva; e do comércio humaitaense. Em seguida, no auditório da prefeitura de Humaitá ocorrerá uma apresentação de perspectivas da Abunã-Madeira para o município, além de algumas ações previstas de desenvolvimento sustentável idealizadas por instituições parceiras. De tarde, haverá exposição do “case” do Projeto Escola Modelo, no Frigorífico Amazonas. De lá, a comitiva da Autarquia segue para Porto Velho, onde será realizada (no dia 21) reunião ordinária do Conselho de Administração da Suframa.

Humaitá é um dos sete municípios do Sul do Amazonas (Apuí, Boca do Acre, Canutama, Lábrea, Manicoré, Novo Aripuanã) que está na área de abrangência geográfica do projeto Abunã-Madeira, juntamente com 13 cidades do Leste do Acre e 12 do Noroeste de Rondônia. Só na Região Sul do Amazonas são 242.645 mil habitantes, equivalente a 17% da população do Estado.

 

—–

Com informações da Suframa

Foto: Marcus Reis/Arquivo O Convergente

 

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -