O Amazonas registrou, em janeiro de 2026, o menor número de roubos de celulares dos últimos sete anos. Dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas apontam uma redução de 47% nos casos, resultado atribuído a investimentos e ações estratégicas do Governo do Estado do Amazonas na área de segurança pública.
De acordo com o Centro Integrado de Estatística da SSP-AM, o estado contabilizou 952 ocorrências no primeiro mês deste ano. No mesmo período de 2025, haviam sido registrados 1.789 casos. Quando comparado a 2020, ano em que o Amazonas atingiu 2.321 registros, a queda chega a 59%, consolidando o melhor resultado da série histórica recente.

O diretor do Núcleo de Investigação e Recuperação de Celulares (Nirc), delegado Bruno Hitotuzi, destacou que a criação do Programa RecuperaFone e o reforço do policiamento ostensivo e preventivo contribuíram diretamente para a redução dos índices criminais.
Segundo o delegado, além da diminuição dos roubos, o programa também tem ampliado a recuperação de aparelhos. Apenas em 2025, cerca de 7,5 mil celulares foram recuperados no estado. Ainda conforme Hitotuzi, mais de cinco editais já foram publicados para devolução dos aparelhos, e um novo chamamento público deve ser lançado nos próximos dias.

O Programa RecuperaFone foi lançado em setembro de 2024 e passou a operar em sede própria, utilizando tecnologia capaz de identificar aparelhos com restrição por roubo ou furto. Atualmente, a iniciativa se aproxima da marca de oito mil celulares recuperados.
Além da implantação do programa, o Governo do Amazonas reforçou o policiamento com a incorporação de mil novos policiais militares e a formação de outros 500 agentes, que já atuam nas ruas com viaturas equipadas com o Sistema Paredão.

Outra frente de atuação envolve o trabalho conjunto com o Núcleo de Repressão aos Roubos ao Transporte Coletivo e Rotas do Polo Industrial (Nurcc), coordenado pela Polícia Civil do Amazonas. O grupo realizou operações que resultaram na retirada de circulação de 24 quadrilhas especializadas em roubos ao transporte público, crimes que frequentemente incluíam o furto de celulares.


