O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (União Brasil), afirmou nesta sexta-feira, 13, que o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), já está em “plena campanha” e criticou o que classificou como foco antecipado em disputas eleitorais. Segundo ele, “o poder não está acima de tudo”.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, o parlamentar comentou a movimentação política do grupo do prefeito. “Recentemente eu vejo a movimentação do grupo político do atual prefeito de Manaus, que já está em plena campanha. Acabaram de sair de uma eleição, o atual prefeito foi eleito, mas ele já está pensando em ser governador. O poder não está acima de tudo, nós precisamos pensar no povo do nosso estado e quem pensa em poder, tudo pelo poder, acaba se atropelando.”
Na publicação que acompanha o vídeo, Roberto Cidade reforçou seu posicionamento sobre o cenário político no Amazonas. “Meu posicionamento sobre o cenário político do nosso estado é muito claro: é o momento de trabalhar, não de pensar em candidatura. O Amazonas não pode ser trampolim de projeto pessoal. Entendo as articulações, mas ainda há um caminho longo até definir algo sobre a eleição deste ano.”
Ver essa foto no Instagram
O deputado também afirmou que a prioridade deve ser a entrega de resultados à população. “Precisamos, acima de tudo, pensar nas entregas que a população tanto espera. Enquanto o atual prefeito de Manaus pensa em mais poder, na ambição de ser governador, a cidade carece de infraestrutura, de cuidado com o social, de segurança nos terminais de Ônibus, e tantas outras medidas que não são tomadas pela sua gestão.”
Ele concluiu destacando seu compromisso com o Estado. “Da minha parte, os amazonenses podem esperar muita dedicação e compromisso com as pautas essenciais para o desenvolvimento do nosso estado. Eleições, vamos discutir no tempo oportuno.”
As declarações ocorrem após fala de David Almeida durante evento da prefeitura, quando comentou sobre ter “entregado” o cargo ao vice-prefeito Renato Frota Magalhães Junior. “Vice-prefeito porque ele quer. Eu já entreguei (o cargo)”, disse o prefeito.
A fala logo gerou burburinhos nos bastidores sobre suposta candidatura de David ao cargo de governador do Amazonas nas eleições de 2026.
Outro lado
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Manaus e solicitou um posicionamento de David Almeida sobre as declarações de Roberto Cidade. Até a publicação, sem retorno.


