29.3 C
Manaus
quinta-feira, fevereiro 12, 2026

Tadeu de Souza deixa o Avante e se filia ao Progressistas, partido do governador Wilson Lima

A informação foi confirmada nesta quinta-feira, 12, pelo presidente nacional do PP, Ciro Nogueira (PP), e pelo presidente nacional do UB, Antonio Rueda

Por

O vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza, deixou o Avante para se filiar ao Partido Progressistas (PP). A informação foi confirmada nesta quinta-feira, 12, em uma publicação compartilhada nas redes sociais dos presidentes nacionais do PP, o senador Ciro Nogueira, e União Brasil (UB), Antonio Rueda. A movimentação ocorre em meio a um processo de reconfiguração política visando as eleições de 2026.

Nos últimos meses, Tadeu tem se aproximado do PP, legenda que, no Amazonas, é presidida pelo vereador Rodrigo Sá e integra federação com o União Brasil (UB), partido do governador Wilson Lima. A boa relação entre Progressistas e União Brasil é vista como um dos fatores que fortalecem a possível migração.

“Em reunião do presidente Antonio Rueda nesta quarta-feira, em Brasília, com o governador do Amazonas, Wilson Lima, o vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza, oficializou sua filiação ao Progressistas (PP). O movimento fortalece a base política no estado e consolida a atuação da Federação União Progressista”, diz trecho da publicação anunciando Tadeu de Souza na legenda.

Além de Antonio Rueda e Ciro Nogueira, o ato contou com a presença de lideranças como o deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), e o deputado federal Fausto Júnior (UB).

Leia mais: Tadeu de Souza nega rumores sobre saída do Avante: ‘’É natural conversar com os partidos’’

Distanciamento

O distanciamento de Tadeu do Avante, partido do prefeito de Manaus, David Almeida, também tem sido observado nas últimas semanas. Na leitura da Mensagem Anual do prefeito na Câmara Municipal de Manaus (CMM), realizada na segunda-feira, 19, o vice-governador não compareceu. A ausência foi notada por aliados e alimentou rumores de um possível rompimento político entre os dois, que são amigos de infância.

O cenário eleitoral de 2026 também influencia as articulações. Tadeu é cotado para disputar o Governo do Amazonas. Há ainda a possibilidade de assumir o comando do Executivo estadual caso Wilson Lima deixe o cargo para disputar uma vaga no Senado. Nesse caso, o vice assumiria o governo por alguns meses até o fim do mandato.

Nos bastidores, a avaliação é de que, se assumir o governo a partir de abril, Tadeu poderá se lançar à reeleição ao cargo de governador.

Em entrevista concedida em novembro do ano passado ao programa Radar de Notícias, da JP News, Tadeu de Souza já havia admitido a possibilidade de deixar o Avante e migrar para outra legenda em 2026. Na ocasião, afirmou que a decisão dependeria das articulações políticas.

“Desde janeiro de 2025 eu tenho conversado com lideranças. É natural, com a posição que eu estou, com a linha de sucesso no Estado, onde, dos 27 estados da federação, 17 terão vice-governadores com a possibilidade de assumir o governo”, declarou.

Na época, o vice-governador também revelou que vinha sendo procurado por diferentes partidos interessados em sua filiação. Segundo ele, ao menos seis legendas demonstraram interesse.

“Eu possivelmente possa me encaixar nos partidos que estão me procurando — estou sendo procurado por pelo menos seis partidos. Tenho uma conversa franca e aberta com eles, mas essas definições vão ficar para o ano que vem.”

Vale lembrar, também, que em julho de 2025 o vice-governador havia negado rumores de possível saída do Avante, durante sua participação no programa Debate Político, do portal O Convergente. Na época, Tadeu declarou que “é natural conversar com outros partidos”. Agora, sua filiação ao PP se concretiza.

A reportagem entrou em contato com Tadeu de Souza e aguarda posicionamento sobre a mudança partidária.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -