25.3 C
Manaus
quinta-feira, janeiro 29, 2026

Governo federal prevê entrega de mais 400 Unidades Odontológicas Móveis até março

Com isso, país terá 800 novas unidades do programa Brasil Sorridente para ampliar o acesso à saúde bucal

Por

O governo federal projeta entregar mais 400 Unidades Odontológicas Móveis (UOMs) até o mês de março, além das 400 que já foram entregues no ano passado. A informação foi divulgada nesta terça-feira (28) pelo coordenador-geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Edson Hilan Gomes de Lucena, que participa do Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo, no Expo Center Norte, na capital paulista.

“No total, vamos somar 800 novas unidades móveis até março, que serão distribuídas para todas as unidades federativas”, afirmou à Agência Brasil.

As unidades integram o programa Brasil Sorridente, que tem como objetivo levar atendimento odontológico às populações que enfrentam dificuldades de acesso aos serviços de saúde, como indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua e assentados.

Segundo o ministério, a ação busca garantir assistência a toda a população. A iniciativa oferece tanto procedimentos da atenção primária quanto atendimentos especializados, incluindo tratamento endodôntico e a oferta de próteses dentárias.

“O Brasil Sorridente, que é a política nacional de saúde bucal, tem o dever de levar cuidados para toda a população brasileira”, destacou.

De acordo com Gomes de Lucena, a unidade móvel é um dos componentes do programa e funciona como um consultório completo instalado em um veículo, equipado com raio X, cadeira odontológica e aparelhos para restauração, extração e procedimentos preventivos. O objetivo é levar as equipes de saúde bucal a regiões mais distantes, como áreas rurais, quilombos, assentamentos e comunidades em situação de rua.

Em setembro do ano passado, por exemplo, a cidade de Mâncio Lima, no Acre, recebeu uma das Unidades Odontológicas Móveis, o que ampliou o acesso das populações ribeirinhas ao atendimento. As equipes locais construíram uma balsa e instalaram a unidade móvel nela, permitindo que os atendimentos chegassem às comunidades por meio dos rios.

Durante entrevista à Agência Brasil no congresso, Lucena informou que o governo federal também pretende ampliar os tipos de tratamentos oferecidos pelas unidades móveis. A proposta é que elas passem a realizar procedimentos como tratamento de canal e prótese dentária com fluxo digital, tecnologia que permite restaurações mais rápidas e precisas.

“Estamos realizando um projeto piloto para prótese dentária com fluxo digital no município de Cavalcante, em Goiás. Provavelmente, na próxima semana, estaremos lançando isso”, explicou. “Com esse equipamento, a boca do paciente é escaneada para a impressão da prótese. No retorno, a pessoa já sai com a prótese pronta. Serão doados 500 kits de combo para o fluxo digital para diversos municípios do país”, acrescentou.

Retomada do programa

As Unidades Odontológicas Móveis foram criadas no segundo mandato do governo Lula, em 2009. No entanto, o programa foi interrompido em 2015 e só foi retomado em agosto do ano passado, com investimentos do Novo PAC Saúde.

O professor e pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ângelo Giuseppe Roncalli Costa Oliveira, coordenou um censo realizado em 267 municípios brasileiros que receberam unidades móveis até 2017. O levantamento, feito antes da interrupção do programa, mostrou que as unidades desempenham um papel importante na ampliação do acesso à saúde bucal.

“A importância é a ampliação do acesso”, destacou o coordenador-geral.

“Em 75% das unidades em funcionamento, gestores e dentistas relataram, de forma unânime, o aumento do acesso. Um comentário frequente era que determinadas comunidades jamais teriam contato com um dentista se não fosse por essas unidades móveis”, completou.

*Com informações Agência Brasil

Leia mais: Líder do governo no Senado minimiza possível delação no escândalo do Banco Master

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -