A Justiça Eleitoral de todo o país está empenhada em garantir o atendimento ao público e evitar tumulto nos cartórios eleitorais próximo ao dia 6 de maio, antes do fechamento do cadastro para as Eleições 2026. Os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de Minas Gerais e do Paraná, por exemplo, promovem ações especiais para atender cidadãs e cidadãos.
Em Minas Gerais, o TRE-MG vai estender as ações da Caravana da Biometria até abril deste ano. Lançado em 2025, o projeto foi ampliado para 2026. Agora, dois ônibus irão percorrer 12 cidades mineiras. O atendimento começou no último dia 22 e segue até 21 de abril. Em cada município, os ônibus permanecem por 11 ou 13 dias.
A escolha das cidades levou em conta os índices de eleitores que coletaram a biometria, além de aspectos técnicos para o deslocamento e a permanência dos veículos. Cada ônibus conta com oito guichês, sendo dois montados do lado de fora para facilitar o atendimento, feito por ordem de chegada, a pessoas com deficiência ou dificuldades de locomoção, e o título de eleitor fica pronto na hora.
Para ser atendida, basta a pessoa levar documento de identidade com foto ou certidão de nascimento ou casamento e comprovante de endereço. Homens que completam 19 anos em 2026 também devem apresentar o comprovante de quitação do serviço militar. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo Disque-Eleitor: 148 (dentro de Minas Gerais) e (31) 2116-3600.
Cidadania Plena
No Paraná, o programa “Cidadania Plena – Todo Voto Importa” tem como meta realizar, até março deste ano, o atendimento de eleitoras e eleitores em todos os 241 municípios do estado que não contam com Fórum Eleitoral. O objetivo do TRE-PR é atender moradores de localidades remotas, de áreas de difícil acesso, de comunidades indígenas e aqueles em situação de vulnerabilidade social.
Os serviços oferecidos abrangem tirar o título eleitoral, fazer a revisão cadastral ou a transferência do título, além de obter certidões como as de crimes eleitorais, de filiação partidária e de quitação eleitoral. As pessoas também poderão aproveitar a ocasião para realizar o cadastramento biométrico, caso ainda não tenham feito.
Para os atendimentos, é necessário apresentar documento oficial com foto, comprovante de residência emitido há três meses (mínimo) ou 12 meses (máximo) e comprovante de quitação do serviço militar, no caso de homens que completarem 19 anos em 2026.
Desde o início de 2024, o programa já atendeu quase 30 mil paranaenses na busca por facilitar o acesso das cidadãs e dos cidadãos aos serviços da Justiça Eleitoral.
*Com informações do TSE
Leia mais: Após fracasso em rastrear valores, Justiça parte para penhora de bens em imóveis de João Appolinário


