27.3 C
Manaus
segunda-feira, janeiro 26, 2026

Articulação por Michel Temer visa romper polarização entre Lula e Bolsonaro na eleição de 2026

Marun sustenta que com o nome de Michel Temer numa eventual disputa seria uma saída dos dois extremos, trazendo novamente a discussão para o centro para protagonismo político

Por

A possibilidade de retorno do ex-presidente Michel Temer (MDB) de voltar ao cenário político como candidato a presidente da República reacende os bastidores da política nacional.

A informação foi publicada na colina Painel, da Folha de S.Paulo, e aponta que o ex-ministro da Secretaria de Governo Carlos Marun fez anuncio com pretensões de conversar ainda nesta semana com Temer (MDB).

Marun disse à coluna que a iniciativa surge da insatisfação com o atual cenário político, apontando a forte polarização entre direita e esquerda, com os nomes já postos na mesa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), visto por setores da direita como o principal nome da continuação do bolsonarismo em 2026.

“Entre o Flávio e o Lula, eu não tenho vontade de votar em nenhum”, disse Marun ao justificar sua busca por uma alternativa que, em sua avaliação, possa agrupar eleitores insatisfeitos com os polos extremos da disputa.

Marun sustenta que com o nome de Michel Temer numa eventual disputa seria uma saída dos dois extremos, trazendo novamente a discussão para o centro para protagonismo político — uma posição que, segundo ele, está fragmentada no atual tabuleiro eleitoral.

Divisão interna no MDB e próximos passos

Aliado histórico de Temer, Marun informou que pretende, ainda, conversar com o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, para discutir os impactos da iniciativa dentro da própria legenda, que atualmente vive tensões internas entre alas alinhadas ao governo federal e ao campo bolsonarista.

A articulação de um possível nome centrista acontece em um contexto em que a disputa de 2026 tem sido marcada por um intenso foco na polarização entre os polos representados por Lula e pelos apoiadores do bolsonarismo — um dos fatores que, segundo analistas, torna mais difícil a emergência de candidaturas alternativas robustas.

*Com informações Infomoney e Folha de S.Paulo

Leia mais: Especialista vê como ‘especulações’ candidatura de Marina Silva à Presidência

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -