29.3 C
Manaus
sexta-feira, janeiro 23, 2026

Itamaraty vê entraves jurídicos e políticos em proposta de Trump para Gaza

Brasil segura resposta e observa cenário internacional sobre Conselho de Paz para Gaza

Por

O Brasil segue em fase de análise política e jurídica sobre a proposta de criação de um Conselho de Paz para Gaza, apresentada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Segundo fontes, não há urgência para responder ao convite, e uma posição oficial não deve ser anunciada nesta semana, já que as avaliações internas ainda estão em andamento.

O governo brasileiro recebeu, juntamente com o convite, o estatuto do órgão proposto. Entre os pontos que geram preocupação está a possibilidade de concentração de poder no comando do Conselho, com eventual prerrogativa de veto exclusiva ao presidente da instância — função que seria exercida pelo próprio Trump. Outro aspecto sensível é o fato de os Estados Unidos deterem, sozinhos, a definição dos países participantes.

Diplomatas brasileiros também têm levantado questionamentos sobre a possível sobreposição de atribuições com o Conselho de Segurança da ONU, além da falta de clareza sobre o alcance do novo organismo para tratar de outros conflitos internacionais além da Faixa de Gaza.

Outro ponto ainda indefinido é se a eventual adesão ao Conselho exigiria aprovação prévia dos parlamentos nacionais dos países convidados.

A disposição internacional para integrar a iniciativa, até o momento, é vista como limitada. O Brasil acompanha com atenção, por exemplo, o posicionamento da Rússia. Um eventual aval do presidente Vladimir Putin causaria surpresa, já que o país ocupa assento permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determinou que a equipe diplomática aprofunde as análises e intensifique o diálogo com outros líderes globais. Na quarta-feira (21), Lula manteve conversa com o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdoğan.

*Com informações da CNN

Leia mais: Trump convida Lula para integrar Conselho da Paz que vai supervisionar reconstrução de Gaza

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -