O programa As Jornalistas foi ao ar nesta sexta-feira (23) trazendo uma edição especial e sensível, conduzida por Arthemisa Gadelha, Audrey Bezerra, Erica Lima e Karla Costa, reunindo profissionais experientes da Comunicação do Amazonas, para um debate necessário sobre o papel da imprensa diante de tragédias.
A pauta central do episódio de hoje foram as mortes precoces do filho recém-nascido do prefeito de Manaus, David Almeida, de Manoel Franco de Lima Neto, de 3 anos, morto pelo pai, e os limites éticos da cobertura jornalística em situações de luto. As Jornalistas discutiram como informar com responsabilidade, respeito às famílias e compromisso com a verdade, sem explorar a dor humana como espetáculo.
A jornalista Karla Costa, executiva do Portal Planeta 92, destacou que é preciso entender a dor do outro sem julgamentos. “A gente está inserido no mesmo contexto, a gente tanto faz a notícia como cada um tem sua vida, e a gente às vezes precisa de se colocar no lugar das pessoas, entender ou tentar entender o tamanho da dor. Eu até coloquei nas minhas redes, eu não sei mensurar o tamanho da dor e peço a Deus que eu nunca saiba o tamanho desta dor, porque inverte a ordem natural das coisas”, disse Karla Costa, pontuando que naturalmente os pais morrem antes que os filhos e não o contrário.
A diretora executiva dos portais O Convergente e Manaós e O Convergente Pesquisa, Erica Lima, destacou a falta de sensibilidade de muitas pessoas que fizeram comentários ruins sobre a morte do filho do prefeito David Almeida, David Benedito, ocorrido nesta sexta-feira (23).
Erica disse que o momento é delicado e não cabe “guerra” quando se fala em luto, principalmente de uma vida perdida após 20 dias de nascido, quando os pais ainda viviam a felicidade de ter o filho nos braços.
“A gente não está falando de política, a gente está falando, claro, de uma pessoa que ela é pública, do prefeito de Manaus, a gente está falando de um fato que ninguém quer passar por isso, não almeja isso para o pior inimigo”, disse Erica.
Já Audrey Bezerra comentou sobre as mortes causarem gatilhos em pessoas que também perderam os filhos. “Eu vi comentários que pessoas diziam que perderam seus filhos recentemente. Então para muitas mulheres, e eu tenho amigas que passaram por isso, e acaba sendo um gatilho. Eu não consigo mensurar, é um tema muito sensível, um tempo de resiliência”, pontuou Audrey.
Arthemisa Gadelha também falou sore empatia, quanto educação, citando que é necessário compreender a dor do outro em momentos difíceis como é a morte.
“Às vezes eu sinto nas redes sociais, principalmente com assuntos tão delicados, uma falta de sensibilidade, de empatia, de se colocar no lugar do outro, você precisa se colocar no lugar do outro até por educação mesmo. Acho que este faltando isso até nas escolas, de colocar uma matéria que ensine sobre educação, de empatia, de se colocar no lugar do outro”, ressaltou.
Mobilização
O programa destacou a grande mobilização de solidariedade da população manauara, de autoridades públicas políticas, judiciárias e de outras esferas, que tem manifestado apoio ao prefeito David Almeida e à primeira-dama Izabelle Almeida, neste momento de profunda dor, reforçando a importância da empatia coletiva e do cuidado na comunicação pública. Além das forças policiais que seguem em busca de capturar o pai de Manoel Neto, suspeito de ter cometido o crime bárbaro ocorrido na noite desta quinta-feira (22), na zona Norte de Manaus.
Participaram da bancada @eukarlacosta, @arthemisagadelha, @audreylbb e @ericalima.manaus, com a convidada @helidatavares, @estudioinspiracaooficial, espaço reinaugurado na segunda-feira (19), dedicado à produção de conteúdos criativos e jornalísticos.
A transmissão foi feita pelo Estúdio Inspiração, localizado no bairro Nossa Senhora das Graças, Conjunto Vieiralves, zona Centro-Sul de Manaus. O estúdio é comandado pela jornalista e empresária Hélida Tavares, que também teve uma participação no episódio falando de empreendedorismo.
Sobre as Jornalistas
O programa As Jornalistas segue como um espaço de diálogo qualificado, fortalecendo o jornalismo responsável, humano e comprometido com a sociedade.
Assistam As Jornalistas pelos canais de Youtube:
As Jornalistas
O Convergente
https://youtube.com/live/yLyS_AiH4Uk?feature=share
Portal Manaós
Leia mais: Família do prefeito David Almeida enfrenta luto com a perda do filho recém-nascido


