31.3 C
Manaus
terça-feira, janeiro 20, 2026

Justiça italiana volta a analisar extradição de Carla Zambelli

Ex-parlamentar foi para a Itália após ser condenada a dez anos de prisão por invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)

Por

O processo de extradição da ex-deputada Carla Zambelli volta a ser analisado nesta terça-feira (20), pela Justiça italiana. Essa é a quarta vez que o caso volta a pauta na Corte de Apelação, que se reúne para deliberar sobre o pedido do governo brasileiro.

Nas outras ocasiões, por motivos diferentes, as sessões foram adiadas. Em, 18 de dezembro, por exemplo, o argumento utilizado foi o de que os documentos enviados pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que relata os processos envolvendo Zambelli, chegaram na véspera da análise. 

Os documentos trazem detalhes sobre as condições da penitenciária Colmeia do Distrito Federal, onde a ex-deputada ficará presa, caso seja extraditada.

Sobre o caso

Condenada pelo STF em dois processos, Zambelli está presa em Roma desde 29 de julho de 2025. A ex-parlamentar foi para a Itália após ser condenada a dez anos de prisão por invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Posteriormente, ela também foi condenada a cinco anos e três meses de prisão pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal com emprego de arma.

O Ministério da Justiça brasileiro encaminhou ao Ministério do Interior da Itália pedido de extradição de Zambelli em 12 de junho do ano passado. A ex-parlamentar renunciou ao mandato de deputada federal em dezembro, após uma determinação do STF para que o suplente assumisse o cargo em 48 horas.

*Com informações CNN

Leia mais: Moraes considera irrelevantes pedidos da defesa de Bolsonaro sobre perícia médica

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -