O governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), nomeou nesta quinta-feira, 15, o senador Mecias de Jesus (Republicanos) para o cargo vitalício de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Roraima (TCE-RR). A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado. Em nota divulgada à imprensa no final desta sexta-feira, o senador disse que ouvirá a população antes de tomar qualquer decisão.
Mecias havia sido indicado pelo governador em 15 de agosto de 2025 e teve o nome aprovado pela Assembleia Legislativa de Roraima (Ale-RR) seis dias depois, em 21 de agosto. Apesar da aprovação ainda em agosto, o decreto legislativo que oficializou a decisão só foi publicado nesta quinta-feira no Diário Oficial da Ale-RR, quase cinco meses após a deliberação dos deputados estaduais. No mesmo dia, o documento foi encaminhado ao Executivo, que efetivou a nomeação.
Leia mais: TSE entra em recesso e mantém indefinição sobre julgamento de Denarium
Caso decida assumir o cargo no Tribunal de Contas, Mecias de Jesus terá de renunciar ao mandato no Senado Federal, para o qual foi eleito para um período de quase oito anos. Com a saída do parlamentar, a primeira suplente, Roberta Acioly, assumirá a vaga. Cirurgiã-dentista e ex-vereadora de São Luiz do Anauá, no interior de Roraima, ela poderá exercer o mandato até fevereiro de 2027.
O cargo de conselheiro do TCE-RR é vitalício, com aposentadoria compulsória aos 75 anos, conforme determina a legislação. A remuneração mensal é de R$ 41.845,49. Entre as atribuições do conselheiro está a fiscalização das contas públicas estaduais, com o objetivo de garantir que os recursos públicos sejam aplicados de forma correta e transparente.
Em nota divulgada à imprensa, Mecias de Jesus afirmou que a nomeação é motivo de honra e destacou o reconhecimento nacional do Tribunal de Contas de Roraima pela atuação técnica e pelos serviços prestados ao Estado. O senador agradeceu ao governador Antonio Denarium e aos deputados estaduais “pela confiança e pelo reconhecimento”.
Leia mais: Senador envolvido em escândalo de corrupção é eleito conselheiro do Tribunal de Contas de Roraima
Mecias esclareceu ainda que, com a publicação da nomeação, ele tem o prazo de até 60 dias para decidir se assumirá o cargo no TCE-RR ou se permanecerá no Senado Federal, podendo, inclusive, concorrer à reeleição neste ano. Durante esse período, segundo ele, seguirá exercendo normalmente o mandato e ouvindo a população antes de tomar uma decisão.
“Agora, eu tenho até 60 dias para decidir se assumo o cargo ou se sigo no Senado. Nesse período, continuo à frente do meu mandato, trabalhando e ouvindo a população. Qualquer decisão será comunicada com transparência”, escreveu o senador ao publicar a nota em suas redes sociais.
Confira a nota na íntegra:



