31.3 C
Manaus
quinta-feira, janeiro 8, 2026

Trump afirma que Venezuela enviará 50 milhões de barris de petróleo aos EUA

Trump afirmou ainda que solicitou ao secretário de Energia, Chris Wright, a execução imediata do plano

Por

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou, nesta terça-feira (6), que o governo interino da Venezuela concordou em entregar entre 30 e 50 milhões de barris de petróleo “de alta qualidade” aos EUA. O anúncio foi feito por Trump em publicação na rede social Truth Social.

De a cordo com Trump, o produto será vendido a preço de mercado, e os recursos obtidos ficarão sob seu controle direto como presidente norte-americano. Ainda segundo o presidente, o dinheiro arrecadado será administrado pela Casa Branca para garantir que seja usado “em benefício do povo da Venezuela e dos Estados Unidos”.

“Tenho o prazer de anunciar que as Autoridades Interinas da Venezuela entregarão entre 30 e 50 milhões de barris de petróleo de alta qualidade, sujeito a sanções, aos Estados Unidos da América”, escreveu.

Trump afirmou ainda que solicitou ao secretário de Energia, Chris Wright, a execução imediata do plano. Segundo ele, o petróleo será transportado por navios-tanque e levado diretamente aos portos de descarga em território norte-americano.

De acordo com o jornal Financial Times, uma frota de petroleiros dos Estados Unidos deve começar a carregar petróleo venezuelano nos próximos dias.

Impacto no mercado

A declaração teve impacto imediato no mercado. O barril do WTI (West Texas Intermediate), referência nos Estados Unidos, chegou a cair até 2,4% após o anúncio.

Se confirmado, o volume representa entre 30 e 50 dias da produção venezuelana antes do bloqueio parcial imposto ao país. Na cotação atual, o carregamento pode alcançar cerca de US$ 2,8 bilhões, o equivalente a aproximadamente R$ 15 bilhões.

O anúncio ocorre poucos dias após uma ação militar dos EUA na Venezuela que resultou na captura de Nicolás Maduro e na instalação de um governo interino no país.

Desde dezembro, a Venezuela acumula milhões de barris de petróleo em navios e tanques de armazenamento, sem conseguir exportá-los devido às sanções impostas por Washington.

*Com informações Metrópoles

Leia mais: Petrobras confirma vazamento de fluido na Foz do Amazonas

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -