24.3 C
Manaus
quarta-feira, janeiro 7, 2026

Vice de Maduro, Delcy Rodríguez toma posse como presidente interina da Venezuela

Supremo Tribunal venezuelano indicou Delcy Rodríguez como chefe de Estado por um mandato renovável de 90 dias

Por

Após a captura do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ocorrida no último sábado (3), a vice-presidente Delcy Rodríguez tomou posse como presidente interina da Venezuela, nesta segunda-feira (5), e prestou juramento perante a Assembleia Nacional do país.

Em seu discurso, a presidente interina destacou estar triste com o sequestro de dois heróis, no caso o de Maduro e de sua esposa, Cilia Adela.

“Estou aqui com tristeza pelo rapto de dois heróis que estão reféns nos Estados Unidos. (…) Tenho também a honra de prestar juramento em nome de todos os venezuelanos”, disse Rodríguez.

O Supremo Tribunal venezuelano indicou Delcy Rodríguez como chefe de Estado por um mandato renovável de 90 dias. O Exército e a Assembleia Nacional reconheceram Delcy Rodríguez como presidente em substituição de Nicolás Maduro.

Entenda

Os Estados Unidos (EUA) lançaram no sábado (3) “um ataque de grande escala contra a Venezuela”, que capturou Maduro e sua mulher. Horas depois, em uma coletiva de imprensa, o presidente Donald Trump anunciou que os EUA vão governar o país até se concluir uma transição de poder.

Ainda no sábado, o Supremo Tribunal de Justiça da Venezuela determinou que Delcy assumisse a presidência interina, “de forma a garantir a continuidade administrativa e a defesa integral da nação”. No domingo (4), as Forças Armadas venezuelanas reconheceram Delcy como chefe de Estado.

Delcy Rodríguez é a primeira mulher na história do país a liderar o Executivo, já exigiu “a libertação imediata” de Nicolás Maduro, “o único presidente da Venezuela”, e condenou a operação militar dos Estados Unidos.

A comunidade internacional tem se dividido entre a condenação da ação dos Estados Unidos e o júbilo pela queda de Maduro.

* Com informações da RTP/Agência Brasil

Leia mais: Políticos da esquerda no Amazonas condenam ação dos EUA contra Nicolás Maduro

 

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -