25.3 C
Manaus
quinta-feira, janeiro 8, 2026

Delcy Rodríguez toma posse como presidente interina da Venezuela

O juramento foi conduzido pelo presidente da Assembleia Nacional, Jorge Rodríguez, que é irmão de Delcy

Por

A vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, tomou posse nesta segunda-feira (5) como presidente interina do país. A cerimônia foi realizada na sede da Assembleia Nacional, em Caracas, e ocorreu após a captura do presidente Nicolás Maduro por forças dos Estados Unidos no último sábado (3).

O juramento foi conduzido pelo presidente da Assembleia Nacional, Jorge Rodríguez, que é irmão de Delcy. O filho de Maduro, o deputado Nicolás Maduro Guerra, também participou da solenidade.

Durante o discurso de posse, Delcy Rodríguez afirmou que assume o cargo “com dor, mas com honra”, em referência à situação envolvendo o chefe do Executivo venezuelano. Aos 56 anos, ela é uma das principais lideranças do partido governista e tem histórico de atuação no setor privado e na administração pública do país.

Leia mais: “Sou um homem decente”, declara Maduro diante de juiz americano

Além da posse da presidente interina, a sessão marcou a investidura de 283 parlamentares eleitos em maio do ano passado. A única ausência registrada foi a da primeira-dama Cilia Flores, que, segundo informações divulgadas, está sob custódia das autoridades norte-americanas.

Apoio das Forças Armadas

No domingo (4), as Forças Armadas da Venezuela divulgaram uma nota oficial reconhecendo Delcy Rodríguez como presidente interina. No comunicado, os militares afirmaram que seguirão garantindo a governabilidade e a estabilidade institucional do país.

“Nesse mesmo espírito, o Governo Bolivariano garantirá a governabilidade do país, e nossa instituição continuará a empregar todas as suas capacidades disponíveis para a defesa militar, a manutenção da ordem interna e a preservação da paz”, diz o texto.

A posse de Delcy Rodríguez ocorre após decisão da Câmara Constitucional da Suprema Corte da Venezuela, que no sábado (3) determinou que ela assumisse interinamente o comando do país em razão da ausência de Nicolás Maduro, capturado pelos Estados Unidos.

(*) Com informações da CNN

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -