24.3 C
Manaus
quarta-feira, janeiro 7, 2026

Brasil alerta na ONU para risco de precedente perigoso após ação dos EUA na Venezuela

Embaixador brasileiro diz na ONU que ataques dos EUA à Venezuela são inaceitáveis

Por

O embaixador do Brasil junto à Organização das Nações Unidas (ONU), Sérgio Danese, afirmou em reunião emergencial do Conselho de Segurança que é inaceitável justificar o uso da força pelos resultados pretendidos, ao se referir aos ataques realizados pelos Estados Unidos contra a Venezuela.

“Não podemos admitir a lógica de que os fins justifiquem os meios. Esse argumento carece de legitimidade e abre espaço para que os mais fortes passem a definir o que é justo ou injusto”, declarou. Segundo Danese, o recurso à força na região remete a períodos históricos que se acreditava superados e representa uma ameaça direta à paz internacional e ao princípio da não intervenção.

O diplomata brasileiro ressaltou ainda que conflitos armados na América Latina trazem à tona experiências traumáticas do passado e reforçou que a situação exige uma resposta firme do sistema multilateral.

Ao se dirigir ao Conselho de Segurança, Danese afirmou que cabe ao órgão assumir sua responsabilidade e reagir com “determinação, clareza e respeito ao direito internacional”.

“O Brasil confia e defende a arquitetura do direito internacional como base para a preservação da paz”, concluiu.

*Com informações da CNN

Leia mais: “Sou um homem decente”, declara Maduro diante de juiz americano

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -