Após a captura do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, feita pelos Estados Unidos, no ultimo sábado (3), o governador do Amazonas Wilson Lima (União Brasil), usou as redes sociais para se manifestar sobre o tema, afirmando que o Estado desde que a crise venezuelana se instalou vem recebendo a todo tempo milhares de refugiados da Venezuela.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2022, o Amazonas é o segundo estado brasileiro com maior concentração de venezuelanos, com 30.868 imigrantes, ficando atrás apenas de Roraima, que lidera o ranking, com 59.163 pessoas.
Wilson Lima destacou que agora o país vive um momento de esperança e desejou que a população venezuelana volte a ter de fato uma democracia, com liberdade e respeito aos direitos humanos.
“A Venezuela vive um momento de esperança diante das ações dos EUA em responsabilizar um regime que, há anos, oprime seu povo. Aqui no Amazonas, acolhemos milhares de venezuelanos que fugiram da fome, da violência e da falta de liberdade — e hoje vemos neles a expectativa de dias melhores para seu país. Desejo que a Venezuela e nossos irmãos venezuelanos possam rapidamente voltar a viver em uma democracia com liberdade, respeito aos direitos humanos e prosperidade”.
Ver essa foto no Instagram
Acolhimento
Entre os acolhimentos feitos pelo Governo do Amazonas aos refugiados venezuelanos, que chegam principalmente na capital Manaus, destacam-se: albergue, alimentação, atendimento psicossocial, acolhimento humanizado, apoio pedagógico, aula de português, documentação e preparação para o mercado de trabalho.
Leia mais: Cem turistas brasileiros deixaram a Venezuela após ataque dos EUA


