26.3 C
Manaus
quarta-feira, dezembro 17, 2025

Com participação do AM, AJEB Nacional realiza eleição com chapa única para a gestão 2025–2027

O processo ocorre durante a Assembleia Geral Nacional Ordinária (AGNO), marcada para as 19h desta quarta-feira

Por

A Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (AJEB) realiza nesta quarta-feira (17) a eleição da diretoria nacional para o biênio 2025–2027. O processo ocorre durante a Assembleia Geral Nacional Ordinária (AGNO), marcada para as 19h, de forma virtual, por meio da plataforma Google Meet, com link de acesso e lista de presença para as associadas.

Para o pleito, foi inscrita uma chapa única, intitulada “União & Integração”, que concorre à condução da AJEB Nacional no próximo período. Em manifestação institucional, a associação destacou que a proposta da chapa representa a continuidade do diálogo, o fortalecimento da entidade e a união das ajebianas em torno da escrita de autoria feminina como instrumento de transformação e representatividade. “Que sigamos juntas, unidas e integradas, construindo os próximos capítulos da AJEB”, ressaltou a entidade.

A chapa União & Integração é encabeçada por Irislene Castelo Branco Morato, da AJEB-Minas Gerais, candidata à presidência nacional. A 1ª vice-presidente é Renata Dal-Bó, da AJEB-Santa Catarina, e a 2ª vice-presidente é Leni Chiarello Ziliotto, representante da AJEB-Mato Grosso, reforçando o caráter nacional e integrador da composição.

Leia mais: AJEB-AM realiza lançamento da antologia “Uma Carta para Você” no Palacete Provincial

A AJEB Amazonas também tem representação na chapa, com a participação das jornalistas Arthemisa Gadelha, que assume a função de 2ª diretora de Divulgação e Mídias Sociais, Erica Lima Barbosa, na Diretoria de Divulgação e Mídias Sociais, e Karla Costa, na Diretoria de Jornalismo e Assessoria de Imprensa.

Integração

À reportagem, a candidata à presidência, Irislene Morato destacou as prioridades da chapa União & Integração para a gestão 2025–2027, especialmente no fortalecimento da atuação nacional da entidade.

“Como a candidata à presidência da AJEB Nacional mais uma vez, quero dar continuidade aos projetos construídos nesses últimos quatro anos, como a institucionalização da AJEB, unindo e integrando vários estados brasileiros. Antes, éramos 11 estados, chegou a 13 quando peguei a presidência em 2021 a 2023, e hoje somos 21”, declarou.

Segundo Irislene Morato, as filiais da AJEB Nacional foram a prioridade de sua gestão para que a associação se tornasse uma entidade empresarial e empreender a cultura e a voz feminina pelo país. A ideia, ainda segundo a candidata, é fundar filiais em todos os estados.

“Pretendo fazer da AJEB um pontão de cultura, com seus pontos de cultura em cada Estado do Brasil. Além disso, faltam cinco Estados passim como fundar a AJEB em todo o país. Cada estado tem a sua cultura, seu folclore e identidade, e isso é muito importante para ser visto como algo enriquecedor para toda a cultura nacional. E a voz feminina, que foi calada por muitos séculos e milênios, hoje está sendo mais respeitada e nós fazemos parte dessa história”, salientou Irislene Morato.

Força do Norte

Para a jornalista e pesquisadora Érica Lima Barbosa, CEO do Portal O Convergente e diretora Executiva do Portal Manaós, a eleição representa um marco histórico que reforça a força da região Norte na chapa.

“Estou muito feliz por integrar a Diretoria de Mídias e, sobretudo, por representar a Seccional do Amazonas, um marco histórico que reforça a força da nossa região nesta chapa. Que este seja um tempo de trabalho produtivo, de impacto real e de construção coletiva. Seguimos com o nosso lema como guia: união e integração, representado cada vez mais todas as seccionais do Brasil para fazer a diferença, com propósito, diálogo e união”, destacou Érica Lima.

Leia mais: “Pesquisa não é bola de cristal, é ciência”, afirma pesquisadora Érica Lima sobre cenário eleitoral no Amazonas

Com a realização da votação nesta quarta-feira, a AJEB Nacional consolida mais um capítulo de sua trajetória institucional, reforçando o compromisso com a valorização da escrita feminina, o fortalecimento das seccionais e a integração entre as regiões do país.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -