Em meio a rumores sobre racha com o senador Omar Aziz (PSD), o prefeito David Almeida (Avante) declarou que ‘recuou’ com relação a alianças políticas para as eleições de 2026 e que teria dado o seu apoio cedo demais. A declaração foi feita em entrevista a uma emissora local, nesta quarta-feira (17).
Anteriormente, O Convergente noticiou sobre os rumores dos bastidores políticos com relação a suposto racha entre os políticos. O senador Omar Aziz chegou a comentar que mesmo sem o apoio de David Almeida, mantinha a pré-candidatura ao Governo do Amazonas.
Após essa declaração, o prefeito David Almeida alegou que o apoio dele seria ‘fundamental’ para a eleição de qualquer candidato. Sem entrar em detalhes sobre o motivo da ruptura, o prefeito apenas afirmou que precisou realinhar as alianças.
“Eu recuei, realmente recuei. O jogo, posso dizer, está aberto. […]. Nesse momento nós estamos passando por um momento de conversa. Eu antecipei demais o meu apoio. […] Eu tenho consciência disso, que o meu apoio é fundamental para a eleição de qualquer candidato.”, disse Almeida.
O comentário de Almeida sinaliza o racha entre ele e Aziz. As suposições sobre a ruptura política entre eles já haviam sendo mencionadas desde o fim das eleições de 2024, quando Omar Aziz apoiou a reeleição de Almeida.
Análise do especialista
Em entrevista ao programa Debate Político, o especialista político Helso Ribeiro relembrou quando David Almeida teve a candidatura barrada por Omar Aziz na disputa interina ao Governo do Amazonas, em 2017.
“Traição é uma palavra muito forte […]. Se for traição, seria um troco, um toma lá dá cá? Eu não consigo ver alguém ter o apoio da maioria da Câmara de Vereadores, se ele sair tem um vice-prefeito que ele escolheu”, disse.
Em maio, o especialista político Helso Ribeiro analisou, em entrevista ao programa Debate Político, o posicionamento de David Almeida com relação ao apoio a Omar Aziz. Na época, o especialista afirmou que o apoio de Almeida era indireto.
“Todas as vezes que ele esteve no palanque com o senador Omar Aziz, desde a época da eleição dele, é sempre falando de um grupo. Eu nunca vi o prefeito David Almeida – posso estar equivocado -, nunca vi ele falar: ‘Está aqui o meu candidato ao governo, é Omar Aziz’. Ele sempre fala de grupo”, disse.


