25.3 C
Manaus
quarta-feira, dezembro 17, 2025

Após conflito com o União Brasil, Celso Sabino deixa o comando do Ministério do Turismo

Com saída de Celso Sabino, Lula ajusta base aliada e mira articulações para 2026

Por

Celso Sabino (sem partido) tornou-se o 14º integrante a deixar a Esplanada dos Ministérios no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A saída do agora ex-ministro do Turismo foi comunicada pelo próprio presidente durante reunião ministerial realizada nesta quarta-feira (17), em Brasília.

Sabino estava à frente da pasta desde agosto de 2023, quando assumiu o posto no lugar da deputada federal Daniela Carneiro, que deixou o cargo. No início deste mês, ele acabou expulso do União Brasil após decidir permanecer no governo federal mesmo depois do rompimento oficial do partido com o Palácio do Planalto, anunciado em setembro.

Para o lugar de Sabino, a indicação deve recair sobre Gustavo Damião, filho do deputado federal Damião Feliciano (União Brasil-PB). Gustavo já ocupou a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba e é visto como um nome alinhado à ala governista da sigla.

A mudança no comando do Ministério do Turismo faz parte da estratégia do governo para preservar o apoio de setores do União Brasil que seguem próximos ao Planalto. Embora o partido tenha sinalizado distanciamento do governo Lula, especialmente após a federação com o PP (Progressistas), ainda abriga um grupo interno que mantém diálogo com o Executivo e pode desempenhar papel relevante nas articulações políticas para as eleições de 2026.

*Com informações da CNN

Leia mais: Após expulsar Sabino, União Brasil decreta intervenção no diretório paraense

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -