No terceiro ano de mandato, o governo Lula tem feito promessas acerca da revitalização da BR-319, porém, até o momento, a rodovia segue com o destino indefinido. Segundo o ministro dos Transportes, Renan Filho, o governo federal tem feito esforços para garantir a retomada das obras.
Renan Filho reforçou o compromisso do Governo do Brasil com a pavimentação da BR-319, única ligação terrestre de Manaus com o restante do país. “A disposição do presidente Lula é pavimentar a BR-319 e garantir acesso ao povo do Amazonas por asfalto. Talvez Manaus seja a única cidade do mundo, com mais de 2 milhões de habitantes, que não tem acesso por asfalto”, destacou.
“A disposição do presidente Lula é pavimentar a BR-319 e garantir acesso ao povo do Amazonas por asfalto”, disse o ministro.
O trecho central da BR, de cerca de 405 km ainda sem pavimentação, nunca foi licenciado por questões ambientais. Segundo ele, houve avanço no diálogo com os órgãos ambientais e com a ministra Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima). “Nós fizemos um entendimento dentro do governo para avançar no licenciamento. A gente espera nos primeiros meses de 2026 ter o licenciamento do trecho do meio, para licitarmos e iniciarmos as obras”, disse.
Segundo Renan Filho, o Ministério dos Transportes já entregou a ponte sobre o rio Curuçá, entre os municípios amazonenses de Castanho e Careiro da Várzea, e entregará, em fevereiro, a ponte de Autaz Mirim. Além disso, 50 km já estão recebendo pavimentação após anos sem obras estruturantes.
*Com informações do Gov BR


