O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) anunciou, nesta sexta-feira (5), que foi designado pelo pai, Jair Bolsonaro, para representar o PL na disputa pela Presidência da República em 2026.
Em publicação nas redes sociais, Flávio afirmou que assume a tarefa por indicação direta do ex-presidente. “Com grande responsabilidade, confirmo a decisão da maior liderança política e moral do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, que me confiou a missão de dar continuidade ao nosso projeto de nação”, escreveu.
Jair Bolsonaro permanece preso por tentativa de golpe de Estado e está inelegível após decisões do STF e do TSE, o que abriu uma disputa interna entre aliados para ocupar o espaço político deixado por ele. Nos últimos meses, o governador paulista Tarcísio de Freitas (Republicanos) era mencionado como possível nome para a sucessão dentro do campo bolsonarista.
De acordo com pessoas próximas ao senador, Jair Bolsonaro manifestou a escolha em conversas com o filho, que tem atuado como seu representante político desde a prisão. Flávio esteve com o pai na Superintendência da Polícia Federal em Brasília na última terça-feira (2).
Outro herdeiro político do ex-presidente, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que também chegou a se lançar como alternativa ao Planalto, comunicou a aliados que apoia integralmente a candidatura do irmão.
No anúncio, Flávio Bolsonaro fez críticas ao governo Lula, que deve buscar a reeleição em 2026, e afirmou que o país “vive dias difíceis”, mencionando problemas econômicos e de segurança pública.
O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, confirmou a escolha. Ao g1, afirmou que a indicação de Jair Bolsonaro encerra qualquer dúvida: “Flávio me disse que o nosso capitão ratificou sua candidatura. Bolsonaro falou, está falado. Estamos juntos”.
*Com informações da CNN
Leia mais: Restrito a sala, Bolsonaro diz sofrer com barulho de gerador na Superintendência da PF


