A deputada estadual Professora Jacqueline (UB) retomou oficialmente seu mandato na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) nesta segunda-feira, 24, após nova reviravolta envolvendo a Secretaria de Proteção Animal (SEPET). A posse foi realizada em cerimônia interna com assinatura do termo de retorno pelo presidente da Casa, deputado Roberto Cidade (UB).
A movimentação ocorre após Joana Darc (UB), que havia sido exonerada da SEPET na semana passada, voltar ao comando da secretaria nesta segunda-feira, depois de destinar R$ 15,6 milhões em emendas parlamentares individuais. Com o retorno dela ao Executivo, sua vaga na Aleam ficou novamente disponível — e Jacqueline reassumiu o posto de primeira suplente.
Leia mais: Joana Darc deixa o comando da Secretaria de Proteção Animal e gera novo efeito dominó nas Casas Legislativas

Efeito dominó se reconfigura mais uma vez
A nova mudança recompõe, mais uma vez, o chamado “efeito dominó” nas Casas Legislativas:
-
Jacqueline volta à Aleam: Ela reassume a cadeira de deputada estadual que ocupou por um mês, antes de Joana Darc se licenciar. Com isso, Jacqueline volta a deixar o cargo de vereadora de Manaus.
-
Joana Darc retorna ao Executivo: A deputada volta ao cargo de secretária de Proteção Animal, pasta que comandava desde outubro, deixando a vaga no parlamento para Jacqueline, sua primeira suplente.
-
Amauri Gomes deve retornar à CMM: Com Jacqueline saindo novamente da Câmara Municipal de Manaus, Amauri Gomes (UB), que ocupava sua vaga como suplente, deve reassumir o posto de vereador.
Mudanças sucessivas
Nos últimos dez dias, a SEPET desencadeou duas ondas de mudanças simultâneas na Aleam e na Câmara Municipal de Manaus. A primeira ocorreu no dia 17, quando Joana Darc deixou o cargo de secretária e retornou ao Legislativo estadual. A segunda aconteceu nesta segunda-feira, com sua recondução à pasta.
Ao O Convergente, Joana Darc explicou que seu retorno para a Assembleia Legislativa do Amazonas seria por um breve período. Agora, a parlamentar volta à liderar a SEPET do governo Wilson Lima.


