28.3 C
Manaus
segunda-feira, novembro 24, 2025

Com nova diretoria, Yara Lins toma posse da presidência do TCE-AM na próxima segunda-feira (1º)

A cerimônia ocorrerá no auditório da Corte, na avenida Efigênio Salles, em Manaus

Por

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) realiza, na próxima segunda-feira (1º de dezembro), às 10h, a Sessão Solene de Posse do novo Corpo Diretivo para o biênio 2026/2027. A cerimônia ocorrerá no auditório da Corte, na avenida Efigênio Salles, em Manaus, e marcará a recondução da conselheira Yara Amazônia Lins Rodrigues à Presidência do Tribunal.

Além de Yara Lins, também serão empossados os conselheiros Josué Cláudio de Souza Neto como vice-presidente; Luis Fabian Pereira Barbosa como corregedor-geral; Mario Manoel Coelho de Mello como ouvidor; e Júlio Assis Corrêa Pinheiro como coordenador-geral da Escola de Contas Públicas (ECP).

Leia mais: Yara Lins é reconhecida por atuação à frente do TCE-AM durante Congresso Internacional

A composição mantém Mario de Mello e Júlio Pinheiro em seus respectivos cargos e promove a troca entre Josué Cláudio e Luis Fabian — o primeiro deixa a Corregedoria para assumir a vice-presidência, enquanto o segundo migra da vice-presidência para a Corregedoria.

Após a posse, o colegiado do Tribunal definirá os novos titulares da Primeira e da Segunda Câmara, atualmente presididas pelos conselheiros Érico Desterro e Ari Moutinho. A escolha ocorrerá durante a primeira sessão sob a nova gestão.

Yara Lins

A conselheira Yara Lins, que completou 50 anos de atuação no Tribunal neste ano — trajetória iniciada como taquígrafa — assume agora seu terceiro mandato à frente do TCE-AM. Ela foi reeleita em 7 de novembro, durante sessão extraordinária, por cinco votos favoráveis e um voto em branco.

Com a nova recondução, Yara se torna a primeira conselheira da história da Corte a exercer mandatos consecutivos, após mudança no regimento interno aprovada pela Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM).

Primeira mulher a presidir o TCE-AM, entre 2018 e 2019, Yara voltou ao comando da instituição em 2023 para o biênio 2024-2025 e, agora, consolida sua posição como a primeira presidente a ocupar o cargo por três mandatos.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -