O governador Wilson Lima acompanhou, neste sábado (22/11), a 26ª edição do Programa Governo Presente, realizada no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Dariana Zuleica Correa Lopes, no bairro Lago Azul, zona norte de Manaus. Nesta edição, o destaque são as ações ampliadas da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), que já somam quase 10 mil atendimentos apenas em 2025, entre consultas presenciais, exames, Telessaúde e atendimentos realizados ao longo do ano durante o programa.
De acordo com o governador, descentralizar os serviços de saúde e aproximar a assistência da população tem sido uma prioridade da gestão. “Nós estamos indo para aquelas áreas onde há naturalmente uma maior necessidade. E a gente vem para o bairro e só sai quando todo mundo é atendido, quando todas as demandas são devidamente encaminhadas”, afirmou o governador.
Wilson Lima também destacou que a Carreta da Saúde permanecerá até o dia 28 de novembro, garantindo atendimento por livre demanda. “As carretas ficam até o dia 28 e não precisa marcar, não precisa agendar. No momento em que as pessoas chegam, elas já vão sendo atendidas, já vão tendo o problema resolvido”, reforçou.
Nesta edição, a SES-AM ofertou 232 atendimentos de saúde apenas neste sábado, com consultas presenciais em clínico geral (42 vagas) e oftalmologia (32 vagas), além de teleconsultas em ginecologia (24 vagas) e ortopedia (24 vagas). A Carreta da Saúde realizou 60 ultrassonografias e 50 mamografias no dia, somando-se aos 440 atendimentos previstos ao longo da semana.
A ampliação dos atendimentos também acompanha o avanço da Telessaúde no Amazonas, que ultrapassou 100 mil atendimentos em 2025, com redução do tempo médio de espera para menos de 20 dias. Nesta semana, o Governo do Estado lançou a teleconsulta 24 horas com clínico geral, garantindo atendimento básico de urgência para toda a população.
A moradora Melissa Oliveira, 24 anos, grávida de sete meses, realizou ultrassonografia na Carreta da Saúde e destacou a importância do serviço perto de casa. “É essencial nessa gestação. Às vezes a gente fica com enjoos e não tem condição de se deslocar. Fica tudo mais próximo para fazer uma consulta ou uma ultrassom e ver como o bebê está. É uma ajuda muito importante”, disse.
Na edição anterior do Governo Presente, realizada no dia 1º de novembro, no bairro Grande Vitória, zona leste, o programa registrou 12,8 mil atendimentos, reforçando o impacto da iniciativa na ampliação dos serviços essenciais para a população.
Principais serviços
Saúde: Consultas presenciais em clínico geral e oftalmologia; teleconsultas em ginecologia e ortopedia; Carreta da Saúde com 60 ultrassonografias e 50 mamografias; aferição de pressão e glicemia; atendimentos da Telessaúde; mutirão de cirurgias de catarata.
Cidadania e documentos: Emissão e agendamento da Carteira de Identidade Nacional (CIN); declarações de hipossuficiência; regularização de CPF; atendimentos social, psicológico e jurídico; agendamentos para o Provão Eletrônico; orientações sobre Busca Ativa e Pé de Meia; licenciamento, CRLV-e, renegociação de IPVA; inscrições em cursos de direção e transporte.
Crédito, empreendedorismo e habitação: Atendimentos dos programas Mais Crédito Amazonas e Limpa Crédito; financiamentos sociais; Crédito Rosa; inscrições para Padaria Artesanal; renegociação de dívidas habitacionais; pré-cadastro do Programa Amazonas Meu Lar; orientações de regularização fundiária.
Bem-estar, cultura e lazer: Atendimentos de fisioterapia, triagem e atividades esportivas; campanha de envelhecimento saudável; serviços de beleza e bem-estar; atividades culturais e recreativas; Feira de Economia Criativa; entrega de peixes e Feira de Produtos Regionais.
Outros serviços: Atendimento previdenciário e recadastramento; orientações de consumo; canais de ouvidoria e transparência; emissão de Carteira Digital de Trabalho; orientações sobre mercado de trabalho e seguro-desemprego; distribuição de água tratada.
Fotos: Maurílio Rodrigues/Secom


