25.3 C
Manaus
sábado, novembro 22, 2025

Mulheres que Acendem Histórias: 7 Anos de Literatura Viva na AJEB Amazonas

Associação reúne jornalistas e escritoras para promover projetos culturais, incentivar novas autoras e valorizar a produção literária da região.

Por

A Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, coordenadoria Amazonas (AJEB-AM), completa sete anos de atividades destacando-se como uma das mais importantes entidades dedicadas ao fortalecimento da literatura e da escrita produzida por mulheres na região. Fundada em 22 de novembro de 2018, a AJEB-AM nasceu do desejo de reunir profissionais da comunicação e da escrita em torno da promoção da cultura amazônica. Atualmente, a AJEB-AM é presidida por Silvia Grijó, e tem Arthemisa Gadelha e Marilandia Gama como vice-presidentes.

Desde então, a associação ampliou sua presença, consolidou projetos e reuniu atualmente oitenta e sete ajebianas que atuam em diferentes frentes para divulgar e fortalecer a produção intelectual feminina do Amazonas.

Trajetória e lideranças

Atualmente, a entidade é presidida por Sílvia Grijó, eleita para o biênio 2024 a 2026, e acompanhada de Arthemisa Gadelha e Marilandia Gama como vice-presidentes. Ocupam a direção, ainda: a 1ª Secretária, Eulália Bichara Rodrigues; 2ª Secretária Raimunda Schaeken; as Diretoras Financeiras, Gicely Caxias e Maria do Socorro Leite; as Diretoras de Projetos, Kátia Maria Colares e Maria de Fátima Lira; de Comunicação, Erica Lima; da Juventude, Letícia Barbosa; de Ação Social, Amanda Vieitas; de Inclusão, Nancy Segadilha; de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Debora Holanda; de Cerimonial, Juciana Vasconcelos dos Santos; de Eventos e Cultura, Rebeca Beatriz; e de Mídias, Arthemisa Gadelha. O conselho fiscal é composto por Cecília Rodrigues de Souza, Neilany Feitosa Amazonas, e Núbia Litaiff Schwamborn.

A primeira gestão, de 2018 a 2022, foi presidida por Kátia Maria dos Santos Colares Ribeiro, que conduziu a fase de estruturação e expansão inicial da entidade. Entre 2022 e 2024, a presidência ficou sob a coordenação de Maria Auxiliadora Paula de Paiva, que reforçou a atuação institucional e ampliou a participação da AJEB-AM em eventos culturais regionais.

A escritora amazonense Violeta Branca Menescal de Vasconcelos é a patrona da AJEB-AM.

AJEB-AM promove solenidade para homenagear “Mulheres que Fazem a Diferença” no Amazonas

Projetos que valorizam mulheres e celebram a produção literária

Entre as iniciativas mais reconhecidas da AJEB-AM estão os projetos “Mulheres que Fazem a Diferença”, “Você Vale Ouro”, “Amigos da AJEB-AM” e a produção de antologias literárias que reúnem textos de escritoras da região. As ações envolvem homenagens, atividades educativas, encontros literários, palestras, incentivo à escrita e valorização de trajetórias femininas.

AJEB-AM realiza lançamento da antologia “Uma Carta para Você” no Palacete Provincial

“Um motivo de muito honra fazer parte desse grupo tão importante, ao lado de mulheres tão potentes. Que neste universo, possamos abrir novas portas e possibilidades a tantas amazônicas que têm muito a contribuir”, comentou Carolina França, uma das membras da Associação.

Os projetos ampliaram a visibilidade de autoras amazonenses e fortaleceram a participação das associadas no cenário cultural do estado. As antologias também contribuíram para registrar parte da produção contemporânea feminina da literatura do Amazonas, reunindo poesia, crônicas, artigos e narrativas de diferentes estilos.

Entre as publicações mais recentes, destaca-se a coletânea “Uma Carta para Você”, lançada em outubro deste ano, reunindo textos emocionais, confessionais e literários produzidos por ajebianas de diferentes gerações, reforçando a força da escrita feminina amazônida e a continuidade do compromisso da AJEB-AM com a produção literária regional.

“Celebrar os 7 anos da AJEB Amazonas é reconhecer uma caminhada que transformou minha trajetória como mulher amazônida. A AJEB me deu voz, pertencimento e rede. Fortaleceu meu trabalho na comunicação, ampliou minha visão sobre o poder da escrita feminina e me fez compreender, com ainda mais profundidade, o valor de narrar nossas histórias. Aqui, encontrei inspiração, apoio e a certeza de que mulheres que escrevem movem o Amazonas”, destacou a Diretora de Comunicação da AJEB-AM, Erica Lima.

“A AJEB-AM nos acolhe, inspira e impulsiona, da mesma forma que reconhece e valida a força de outras mulheres amazônidas. Juntas, nós ajebianas, escrevemos, aprendemos, ampliamos horizontes, criamos redes de apoio, valorizamos nossas narrativas e, sobretudo, reafirmamos nossa presença na literatura amazonense e brasileira”, destacou a jornalista e membra, Tânia Maria Luz.

A importância da escrita e da literatura amazônica

Ao longo desses sete anos, a AJEB-AM se consolidou como um espaço fundamental de promoção da cultura literária local. A escrita produzida por mulheres amazônidas ganhou mais alcance e reconhecimento por meio da associação, que atua para preservar memórias, estimular novas autoras e reforçar o papel da literatura na identidade regional.

A entidade também se destaca por integrar gerações, aproximando jornalistas, escritoras, jovens autoras e mulheres que encontram na escrita um instrumento de expressão e transformação social.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -