O Diário Oficial do Município de Manaus (DOM) publicou, na edição dessa terça-feira (18), o decreto que confirma o retorno de Saullo Velame Vianna ao comando da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc). A nomeação, assinada pelo prefeito David Almeida (Avante), estabelece a posse do secretário a partir desta quarta-feira (19).
O mesmo documento tornou sem efeito, também a partir desta data, a designação de Dermivania Mendonça de Melo Rayol como titular interina da pasta. Com a mudança, Dermi retoma suas funções de subsecretária de Assistência Social, cargo que ocupava antes de assumir interinamente a liderança da Semasc.
A nova nomeação marca o retorno de Saullo Vianna à administração municipal após um período de movimentações na estrutura da secretaria. No início de novembro, no dia 7, ele havia sido exonerado do cargo para reassumir temporariamente seu mandato na Câmara dos Deputados. Com a saída, Dermi Rayol passou a responder pela Semasc de forma interina.
Vianna havia deixado o gabinete da Semasc após 11 meses à frente da secretaria, retomando o mandato parlamentar na segunda-feira, dia 10. A exoneração que possibilitou o retorno a Brasília também foi publicada no DOM.
Segundo o parlamentar, o retorno temporário ao Congresso Nacional teve como objetivo acompanhar de perto a destinação das emendas parlamentares ao Orçamento Geral da União de 2026, etapa decisiva para a definição de investimentos federais. Durante esse período, o suplente Pauderney Avelino (União Brasil) ficou afastado da Câmara.
Com o novo decreto municipal, Saullo Vianna volta novamente a integrar o primeiro escalão da Prefeitura de Manaus, retomando a condução das políticas públicas voltadas à assistência social, cidadania e proteção à mulher no município.
Leia mais: Bastidores: Saullo Vianna afirma que decisão sobre nova sigla será coletiva e estratégica


