O governador Wilson Lima vistoriou, nesta segunda-feira (17), as obras da nova Policlínica e do Hospital Dia do Complexo Hospitalar Sul (CHS), em Manaus, que já alcançaram 70% de execução e vão ampliar a assistência aos pacientes do HPS 28 de Agosto, com foco na pós-alta e em procedimentos de curta permanência.
Durante a visita, o governador destacou que a obra representa um avanço importante na modernização da rede estadual. Segundo ele, os novos serviços vão organizar melhor o fluxo assistencial, garantindo mais conforto, segurança e agilidade.
“Os pacientes que forem atendidos e fizerem procedimentos no 28 de Agosto e precisarem retornar, seja para tirar um gesso, fazer um curativo ou pegar medicação, já virão para essa unidade. E aqueles que necessitarem de um procedimento que demande quatro, cinco horas de recuperação também virão para cá”, afirmou Wilson Lima, acompanhado do vereador Allan Campelo.
A Policlínica e o Hospital Dia têm 300 metros quadrados de área construída e receberão consultórios multiprofissionais, sala de Raio-X, área de observação, postos de atendimento e ambientes de apoio. A unidade terá capacidade para até 80 atendimentos por dia e contará com acessibilidade plena.
Além da vistoria às obras, o governador acompanhou a chegada de um novo lote de equipamentos da unidade. São 149 itens recém-incorporados ao parque tecnológico do CHS, entre eles ventiladores pulmonares, incubadoras, aspiradores cirúrgicos, monitores, cardioversores e marcapassos externos. Em outubro, outro lote com 231 equipamentos já havia sido entregue, totalizando 380 novos itens somente nos últimos dois meses.
Wilson Lima ressaltou que o avanço tecnológico do CHS também passa pela digitalização dos processos hospitalares. Ele lembrou que o 28 de Agosto já aboliu o prontuário físico e adota o sistema eletrônico, garantindo precisão e segurança nos atendimentos.
“Está chegando o momento de acabar aquela história do enfermeiro com a prancheta no leito. Agora ele vai com o BIP para conferir na pulseira do paciente qual medicamento vai tomar, qual a quantidade e o horário. Isso dá eficiência e segurança para o profissional e para o paciente”, destacou o governador.
“A Policlínica e o Hospital Dia vão fazer todo um trabalho de continuidade no tratamento de qualquer paciente que foi acolhido. Vai ser um retorno organizado, com acolhimento, com garantia de estrutura e capacidade instalada que não interfira na área interna do hospital. Isso traz segurança para quem está internado”, afirmou a secretária de Saúde, Nayara Maksoud.
Com informações da assessoria


