33.3 C
Manaus
segunda-feira, novembro 17, 2025

Dados do Ministério da Justiça apontam que Amazonas é o sexto estado que mais apreende drogas no país

Estado ultrapassa 38 toneladas de drogas apreendidas e consolida atuação de inteligência e operações integradas.

Por

O Amazonas alcançou um dos melhores desempenhos do país no combate ao narcotráfico em 2025. De janeiro a outubro, mais de 38 toneladas de drogas foram apreendidas pelas forças de segurança. Conforme dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), o estado ocupa o 1º lugar em apreensões na região Norte e registrou o 6º melhor desempenho do Brasil, consolidando-se como referência nacional no enfrentamento ao tráfico.

O resultado é reflexo da atuação conjunta da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), da Polícia Militar (PMAM) e da Polícia Civil (PC-AM), que vêm intensificando operações na capital e no interior. A utilização de inteligência, investigação e policiamento ostensivo ampliou a capacidade de desarticular organizações criminosas, fortalecendo a posição do Amazonas no cenário nacional de combate ao tráfico.

“Os dados nacionais mostram que o Amazonas está entre os estados que mais apreendem drogas no país, liderando o ranking no Norte. Isso só é possível porque nossas equipes têm atuado de forma intensa, com operações diárias em rios, estradas e áreas de mata. Nós temos uma geografia desafiadora, mas transformamos esse desafio em estratégia, com presença firme nas rotas usadas pelo narcotráfico”, ressaltou o secretário de Estado de Segurança, coronel Vinicíus Almeida.

Maior apreensão da história do estado

A PMAM foi responsável por uma das operações mais marcantes do ano. Em junho, durante ação da Companhia de Operações Especiais (COE) nas proximidades de Manacapuru, foram apreendidas 6,5 toneladas de drogas, a maior carga já interceptada em território amazonense.

A PC-AM também intensificou operações contra o tráfico. Uma das ações de maior destaque ocorreu por meio do Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc), com a apreensão de 16 quilos de cocaína e 34 quilos de cocaína negra, que foram encontrados em uma mansão de luxo no bairro Ponta Negra, zona oeste.

Interior

Conforme os dados das operações, grande parte das apreensões foi realizada no interior do estado. A estratégia inclui não apenas o fortalecimento de bases fluviais Arpão, Tiradentes e Paulo Pinto Nery, que atuam nos principais rios usados pelo tráfico, mas também o reforço do equipamento das equipes.

Os policiais têm atuado com armas de alto calibre e lanchas blindadas, o que aumenta a capacidade de enfrentamento e garante mais segurança nas ações realizadas em regiões de difícil acesso e em rotas próximas à área de fronteira.

“Nosso estado é gigante e único, e é difícil o Brasil compreender o que é o Amazonas e sua complexidade. Aqui, nossas estradas são rios e o crime tenta se aproveitar dessas características. Por isso, temos investido fortemente em tecnologia, logística e em equipes preparadas para atuar em qualquer terreno. Esses resultados mostram que, quando o Estado se faz presente, o crime perde espaço”, destacou o secretário Almeida.

Com informações da assessoria

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -