37.3 C
Manaus
sexta-feira, novembro 14, 2025

TCE-AM entrega Colar do Mérito de Contas a 21 personalidades em solenidade

Honraria reconhece contribuições para a gestão pública e para o fortalecimento das instituições.

Por

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) entregou, nesta sexta-feira (14), o Colar do Mérito de Contas a 21 personalidades que se destacaram por serviços relevantes à administração pública e ao fortalecimento institucional. A solenidade, conduzida pela presidente da Corte, conselheira Yara Amazônia Lins, reuniu autoridades, representantes de diversos poderes e familiares dos homenageados.

Neste ano, 21 personalidades foram reconhecidas pelo colegiado por suas contribuições à administração pública, à integridade institucional e ao desenvolvimento do Amazonas.

Foto: Divulgação/TCE-AM

A solenidade, realizada no Auditório Franco de Sá, reuniu forças de segurança, representantes do Executivo, Legislativo e Judiciário, autoridades civis e militares, membros da administração pública e privada, servidores e familiares dos homenageados. Além da presidente do TCE-AM, Yara Lins, estiveram presentes os conselheiros Júlio Pinheiro, Josué Cláudio Neto, Mario de Mello, Érico Desterro e Ari Moutinho, que compuseram o dispositivo de honra ao lado das demais autoridades.

Instituído pela Resolução nº 01, de 7 de abril de 2005, o Colar do Mérito de Contas é conferido àqueles que, por seus méritos e realizações, se tornam dignos do especial reconhecimento do Tribunal.

Ao cumprimentar os presentes, a conselheira-presidente Yara Amazônia Lins destacou os princípios que orientam o trabalho daqueles que se dedicam à melhoria da gestão pública.

“As senhoras e senhores estão sendo homenageados com algo que não é somente um adorno, o Colar do Mérito é um símbolo da consciência tranquila pelos serviços de integridade e sabedoria prestados ao bem público. Que sejamos faróis para iluminar, na força do exemplo, as famílias, os colegas de trabalho e todos aqueles que edificam nossas histórias. Parabéns a todos.”

O evento também prestou homenagem in memoriam a personalidades cujo legado permanece como contribuição relevante ao Estado, com as condecorações entregues aos familiares.

Representando os agraciados, o deputado Fausto Jr agradeceu o reconhecimento e reforçou o compromisso com a boa gestão:

“Agradeço por essa oportunidade de receber a maior honraria do TCE-AM, que traduz nesse gesto o quanto é importante a atuação assertiva em prol da boa gestão. E é isso, a gente tem que trabalhar cada vez mais em prol do controle externo.”

A senadora da República Soraya Vieira Thronicke, também agraciada, destacou o caráter inspirador da honraria:

“Este Colar é distinto, e é um estímulo para que redobremos nosso compromisso com a ética, a responsabilidade e o zelo no trato do patrimônio público.”

Ela também ressaltou a honra de receber a medalha diretamente das mãos da presidente Yara Lins:

“Receber esta homenagem das mãos da conselheira-presidente, uma mulher de vida ímpar, que é um grande exemplo, principalmente para nós mulheres, é um privilégio. Muito obrigada.”

O vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza, celebrou a iniciativa e registrou seu reconhecimento ao trabalho da Corte:

“Fico feliz de participar desta celebração. Deixo aqui registrado, em nome do Governo do Estado, a minha admiração pelo trabalho que o TCE-AM desempenha. Pela capacidade de se modernizar e atuar com muita clareza, sempre visando o controle e fiscalização como desenvolvimento social.”

Homenageados

– Aluízio Humberto Aires da Cruz Junior (in memoriam)
– David Gomes David
– Fausto Vieira dos Santos Junior
– Ministro Flávio Dino de Castro e Costa
– João Bosco Gomes Saraiva
– José Alberto Ribeiro Simonetti Cabral
– Dom Luiz Soares Vieira
– Maria Emília de Rueda
– Márcio Michel Alves de Oliveira
– Martha de Aguiar Falcão (in memoriam)
– Nejmi Jomar Abdel Aziz
– Ralph Baraúna Assayag
– Renato Frota Magalhães
– Sandra Backsmann Braga
– Sebastião Domingos Gunza
– Soraya Vieira Thronicke
– Tadeu de Souza Silva
– Valdir Florindo
– Vanderley Bastos da Penha
– Virgílio Maurício Viana
– Ministro Vital do Rêgo Filho

A entrega das honrarias encerrou a manhã com um sentimento coletivo de reconhecimento e respeito às trajetórias que fortalecem o serviço público. Além disso, evidenciou o papel da Corte em valorizar lideranças e inspirar práticas que elevam a qualidade da gestão no Amazonas.

Com informações da assessoria

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -