Após 11 meses à frente da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) de Manaus, o deputado federal Saullo Vianna (União Brasil) retornou ao mandato parlamentar nesta segunda-feira, 10. A exoneração do cargo foi publicada no Diário Oficial da Prefeitura de Manaus na última sexta-feira (7).
De acordo com o parlamentar, o retorno a Brasília tem como objetivo acompanhar de perto a destinação das emendas parlamentares referentes ao Orçamento Geral da União de 2026. Durante o período em que Saullo retoma o mandato, o suplente Pauderney Avelino (União Brasil) ficará afastado da Câmara.
Saullo Vianna explicou que o afastamento da função é um procedimento comum e previsto em lei. O parlamentar emitiu uma nota à imprensa comunicando a decisão. Confira:
“O deputado federal Saullo Vianna informa que fez o pedido de exoneração da função de secretário da Mulher, Assistência Social e Cidadania de Manaus para reassumir o mandato na Câmara dos Deputados”, inicia a nota.
“A medida é necessária para que ele possa realizar pessoalmente as indicações das emendas parlamentares destinadas aos municípios do Amazonas no orçamento federal de 2026, conforme as normas da Câmara dos Deputados. Trata-se de um procedimento comum e previsto em lei, adotado por parlamentares que exercem cargos no Executivo e precisam retornar ao mandato para registrar suas emendas”, conclui a nota do parlamentar.
Com a saída de Saullo, a Prefeitura de Manaus ainda não anunciou oficialmente quem assumirá interinamente o comando da Semasc.
Confira a portaria de exoneração:


