Em discurso na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nesta terça-feira (4), o deputado Dr. George Lins (União Brasil) destacou dois temas centrais na área da saúde pública: o avanço histórico dos transplantes no Hospital Delphina Aziz, consolidando a unidade como referência no Norte do país, e a campanha Novembro Azul, que alerta para a conscientização e o diagnóstico precoce do câncer de próstata.
No pronunciamento, o parlamentar celebrou o primeiro transplante de fígado realizado com sucesso no Hospital Delphina Aziz, ocorrido no último fim de semana, em Manaus. O procedimento, segundo o parlamentar, representa um marco na história da saúde pública do Amazonas e é resultado de um trabalho contínuo de investimento e capacitação.
“Foi um momento emocionante, que marca um divisor de águas na história da nossa rede estadual. O Delphina Aziz se consolida como o maior centro público de transplantes de toda a Região Norte”, afirmou o deputado, que prestigiou, na segunda-feira (03), evento em que o governador Wilson Lima anunciou que o Amazonas está oficialmente autorizado a realizar transplantes de fígado.
Desde junho de 2023, o hospital já efetuou 239 transplantes renais, sendo 113 com doador vivo e 126 com doador falecido, número que corresponde a 58% de todos os transplantes feitos pela rede privada em 16 anos. Além disso, foram contabilizados 2.759 transplantes de córnea entre 2003 e 2025 e 84 cirurgias de implante coclear nos últimos dois anos.
O procedimento do último sábado (1º) envolveu três transplantes em 17 horas ininterruptas, com mais de 50 profissionais atuando, todos beneficiados pelos órgãos de uma única doadora. O transplante de fígado foi realizado em tempo recorde — quatro horas entre captação e implante, quando a média regional é de oito.
“Esse feito é resultado de uma equipe altamente qualificada, liderada pelo Dr. Marcos Lins, e do apoio decisivo do governador Wilson Lima, que vem fortalecendo a rede estadual de alta complexidade”, destacou Dr. George Lins.
“Nossa gratidão às famílias doadoras, verdadeiros heróis que transformam dor em vida”.
*Novembro Azul*
Na segunda parte do discurso, Dr. George Lins também reforçou a importância da campanha Novembro Azul, que promove a conscientização sobre o câncer de próstata e incentiva os homens a cuidarem da própria saúde. “A conscientização, sobretudo, é responsabilidade, cuidar-se não é vaidade, é amor à vida”, enfatizou.
O parlamentar chamou atenção para os dados nacionais que apontam uma estimativa de 71,7 mil novos casos em 2025, conforme o Instituto Nacional de Câncer (INCA). O Amazonas estima cerca de 570 casos novos de câncer de próstata até o final de 2025.
Fotos: Leandro Castro


