Com expectativa e emoção, milhares de candidatos deram início, nesta segunda-feira (27/10), à jornada em busca de uma vaga no ensino superior público e de qualidade. A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) realiza as provas do Vestibular 2025, acesso 2026, em 136 locais distribuídos entre Manaus e os 61 municípios do interior.
Ao todo, 35.506 inscritos participam do processo seletivo, que oferta 1.559 vagas, sendo 818 destinadas à capital e 741 ao interior. Nesta segunda-feira, candidatos participam das provas de Conhecimentos Gerais. Já na terça-feira (28/10), será a vez das avaliações de Conhecimentos Específicos e Redação, etapa que encerra o processo e aproxima os participantes da conquista do sonho de ingressar na universidade.
A estrutura da aplicação do Vestibular reflete a presença e o compromisso da UEA em todo o estado. As provas acontecem em 48 escolas de Manaus e em 88 escolas dos 61 municípios do interior. A logística mobiliza servidores, coordenadores e aplicadores para garantir que o exame ocorra, com tranquilidade e segurança, em todas as regiões.
O reitor da UEA, Prof. Dr. André Luiz Nunes Zogahib, afirmou que o Vestibular é um momento de esperança para todo o Amazonas, quando o esforço individual de cada estudante se une ao compromisso coletivo da universidade de transformar vidas por meio do conhecimento. “Nos 62 municípios nós estamos espalhados em diversas escolas. São, aproximadamente, 140 escolas na capital e locais de provas, também, no interior, o que mostra que a Universidade do Estado do Amazonas tem um compromisso social de acesso à população carente, à população tradicional, à população indígena, para que nós, de fato, sejamos uma universidade inclusiva”, disse.
De acordo com o diretor da Comissão Geral de Concursos (CGC), Prof. Dr. Jonas Oliveira, a aplicação das provas representa o compromisso da UEA em assegurar um processo seletivo transparente, inclusivo e bem estruturado, capaz de alcançar candidatos em todas as regiões do Amazonas. “É importante lembrar que essa é uma prova aplicada em todo o Amazonas, e isso faz parte da missão da universidade. Essa descentralização iguala as oportunidades e, ao mesmo tempo, exige uma logística muito complexa. Para chegarmos aos 62 municípios, usamos transporte aéreo, terrestre e fluvial, muitas vezes combinando todos. São mais de 2 mil colaboradores atuando para que tudo ocorra com tranquilidade. É um trabalho desafiador e minucioso, mas muito recompensante”, comentou.
Expectativas
As expectativas para ingressar na UEA são grandes. Finalista do ensino médio, Maria Eduarda Portugal se prepara para prestar o Vestibular em busca de uma vaga no curso de Medicina. “Espero que consiga tirar uma boa nota. Coloquei no site para fazer Medicina. Estudei muito, me dediquei ao máximo e eu espero ter um bom resultado”, comentou a estudante.
Para a estudante, um fator importante na sua preparação para as provas do Vestibular e SIS foi o Pré-Vest da UEA, curso on-line e gratuito, direcionado a pessoas que não têm condições de frequentar cursos preparatórios particulares. “Acho que é um dos recursos que eles mais acertaram de proporcionar aos vestibulandos, porque muitas pessoas não têm acesso a esse recurso que, muitas vezes, eles têm que pagar. Achei muito interessante porque eles conseguem disponibilizar isso para qualquer pessoa”, acrescentou Maria Eduarda.
O apoio da família faz toda a diferença nessa etapa importante da vida do vestibulando. Arley Portugal, pai de Maria Eduarda, acompanha a filha em todas as provas. “Minha expectativa é grande e que ela possa alcançar os seus objetivos. Sempre estou ao lado dela dando apoio. Desde quando estava no primeiro ano, eu a levo para fazer as provas, aqui, na cidade.”
O resultado do Vestibular será divulgado no dia 5 de dezembro, junto ao edital de matrícula. A universidade reforça que os candidatos devem acompanhar as publicações oficiais no site www.uea.edu.br para informações e orientações complementares.
Abstenção
Durante a realização do primeiro dia das provas do Vestibular, a UEA registrou 11.299 abstenções, o que representa 31,82% do total de candidatos inscritos no certame.


