O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seria derrotado em simulações de segundo turno contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), de acordo com pesquisa Futura/Apex divulgada nesta quinta-feira (23).
Em um eventual confronto com Bolsonaro, o ex-presidente aparece com 46,9% das intenções de voto, enquanto Lula registra 41,3%. Apesar da liderança, Bolsonaro segue inelegível até 2030, por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que o condenou por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.
No cenário em que disputa com Michelle Bolsonaro, a ex-primeira-dama tem 47,6% das intenções de voto, contra 41,2% de Lula. Já em uma disputa com Tarcísio de Freitas, o governador paulista aparece com 45,3%, enquanto o petista soma 39,5%.
O levantamento, realizado entre 16 e 21 de outubro, ouviu 2 mil eleitores por telefone e tem margem de erro de 2,2 pontos percentuais.
*Com informações da CNN
Leia mais: Lula confirma que vai disputar candidatura à reeleição em 2026


