32.3 C
Manaus
quarta-feira, outubro 22, 2025

Sem definição, Lula viaja e deixa vaga no STF em aberto

A expectativa era de que o anúncio ocorresse antes da viagem, com a provável indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias

Por

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcou nesta terça-feira (21) para a Malásia sem definir a vaga para substituir o ministro aposentado Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal (STF). A expectativa era de que o anúncio ocorresse antes da viagem, com a provável indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, mas a escolha foi novamente adiada e segue sem data prevista.

Nos últimos dias, Lula intensificou conversas com ministros do Supremo e aliados políticos para avaliar o perfil mais adequado ao cargo. Em 14 de outubro, o presidente recebeu em jantar os ministros Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, Flávio Dino e Gilmar Mendes, que reforçaram a necessidade de indicar um nome capaz de enfrentar os ataques à Corte e de sustentar a defesa da democracia e das instituições.

Já na segunda-feira (20), conforme informações da CNN Brasil, Lula se reuniu com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), que tem articulado o nome de Rodrigo Pacheco (PSD-MG) como possível indicado ao STF.

Ainda segundo a emissora, o presidente pretende conversar pessoalmente com Pacheco ao retornar ao país para reiterar o convite para que ele concorra ao governo de Minas Gerais nas eleições de 2026.

*Com informações da CNN

Leia mais: Demissões em série expõem dificuldade de Lula em manter coesão na equipe

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -