O governador Wilson Lima anunciou, nesta terça-feira (21), que os 500 alunos do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar vão reforçar o policiamento durante a Operação Natal 2025. A decisão antecipa a atuação dos futuros policiais e integra o programa Amazonas Mais Seguro, ampliando a presença das forças de segurança nas ruas de Manaus durante o fim de ano.
Os alunos-soldados, convocados em fevereiro de 2025, estão em fase final de capacitação e sob supervisão de instrutores e oficiais. Durante a visita, o governador destacou o compromisso do estado em fortalecer as forças de segurança e garantir a renovação contínua do efetivo. Ele também ressaltou a importância de proporcionar oportunidades de formação prática com a integração nas operações do dia a dia.
“Esses alunos vão fazer parte da Operação Natal para fortalecer as forças de segurança. Nós já vamos colocar esses alunos na rua para reforçar a operação de fim de ano, garantindo que as pessoas possam ir aos centros comerciais e fazer suas compras com tranquilidade. A partir de novembro, vamos intensificar a presença das nossas forças em todas as zonas da cidade para fechar 2025 com muita segurança”, afirmou o governador Wilson Lima.
O objetivo é intensificar as ações preventivas de policiamento ostensivo e patrulhamento a pé, em áreas como o Centro da cidade, Vieiralves, Alvorada, Compensa e o entorno da área conhecida como “Fuxico”.
A Operação Natal faz parte do programa Amazonas Mais Seguro e mobiliza forças integradas da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Detran-AM e Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). No ano passado, mais de 1.800 agentes participaram da operação, com presença reforçada nos principais corredores comerciais e terminais de transporte coletivo.
Assim como em 2024, quando os alunos da PM participaram das ações em estágio supervisionado, a participação deste ano vai oferecer vivência operacional e experiência de campo aos novos policiais, que devem se formar no início de 2026. O treinamento nas ruas faz parte da metodologia do curso e reforça a integração entre teoria e prática.
Sobre o curso
De acordo com o planejamento da corporação, o curso de formação tem duração de cerca de um ano e é coordenado pela Diretoria de Capacitação e Treinamento (DCT), por meio do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP). A grade inclui disciplinas como normas militares, doutrinas operacionais, treinamento físico, ordem unida e rotinas administrativas, além de instruções práticas de policiamento.
Com informações da assessoria