O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode oficializar, ainda nesta segunda-feira (20/10), duas importantes decisões: a nomeação do deputado federal Guilherme Boulos (Psol-SP) para um cargo de ministro de Estado e a indicação de Jorge Messias, atual Advogado-Geral da União (AGU), para o Supremo Tribunal Federal (STF).
A previsão é que os anúncios ocorram antes da viagem de Lula à Ásia, marcada para esta terça-feira (21), com retorno previsto para a próxima semana.
A indicação de Messias ao STF é considerada praticamente certa. Ele é apontado como o favorito para ocupar a vaga deixada pelo ministro Luís Roberto Barroso, que se aposentou de forma antecipada no último sábado (18). Outros nomes chegaram a ser mencionados para o posto, como o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o ministro do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas.
Quanto a Boulos, ele deve assumir a Secretaria-Geral da Presidência, atualmente comandada por Márcio Macêdo. A pasta tem como função central a interlocução do governo com os movimentos sociais.
A possibilidade de Boulos integrar o ministério é discutida desde o início do ano, mas só agora a mudança deve ser concretizada. Lula e Macêdo têm uma reunião marcada para as 18h desta segunda-feira, e a decisão deverá ser anunciada após o encontro.
O presidente embarca nesta terça-feira (21) rumo à Indonésia e, em seguida, visita a Malásia, onde participará da Cúpula da Asean e cumprirá agenda oficial. Por isso, há expectativa no Palácio do Planalto de que as nomeações sejam confirmadas antes da viagem.
*Com informações do Correio Braziliense
Leia mais: Lula sinaliza possível candidatura à reeleição em 2026: “Se estiver com saúde”