O vereador de Itacoatiara, Ney Nobre (MDB) — condenado pela Justiça Federal a mais de 10 anos de prisão por fraude em financiamentos do Banco da Amazônia, apareceu em um vídeo em tom de deboche e aparente ameaça velada a portais de notícias locais. Na imagem, o parlamentar faz referência a uma espécie espingarda, ao afirmar que irá para a Câmara Municipal para aguardar os veículos de imprensa.
Ao lado de um homem, que não foi identificado, o parlamentar aparece sem camisa e uma lata de cerveja na mão, quando afirma que “não deve nada” a ninguém e que ele vai estar na Câmara esperando os portais de notícias.
“Nós estamos aqui, bem agoniadinhos com os portais de notícias de Itacoatiara, não é vereador?”, diz o homem, no vídeo.
Ney Nobre, ainda no vídeo, responde: “É. Quero saber se tem mais alguma coisa de mim, não sei mais de nada.”
O homem continua: “Tu deve alguma coisa para os portais?”, ao que o vereador responde: “Eu não devo nada.”. O, por outro lado, homem prossegue: “Eu também não devo nada. Dizem que eles vão estar em peso lá na Câmara. Eu vou estar lá, agendado, esperando eles.”
Em seguida, o vereador afirma: “Com a minha 20” — uma referência a uma arma tipo espingarda — e o homem complementa: “E um oitão.” O diálogo termina com Ney Nobre dizendo: “Então vamos lá.”
O conteúdo tem repercutido entre jornalistas e internautas de Itacoatiara, que classificam as falas como intimidação à imprensa local. O caso ocorre poucos dias após o vereador se tornar alvo de críticas por sua condenação em processo federal envolvendo fraudes em empréstimos rurais do Pronaf, no valor de R$ 374 mil.

Polêmica em Itacoatiara
Além disso, na última semana, um episódio envolvendo outro vereador da Câmara de Itacoatiara gerou repercussão após um repórter ser ameaçado de ser algemado por um dos parlamentares, o verador Hygor Magalhães Barros (Democracia Cristã).
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas (Sinjor-AM) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) chegaram a divulgar uma nota de repúdio contra o vereador.
Vale lembrar que a Câmara Municipal de Itacoatiara (CMI) tem sessão nesta segunda-feira, 20, a partir das 17h, e nesta terça-feira, 21, no mesmo horário.
Leia mais: Sindicato e Federação Nacional dos Jornalistas repudiam vereador que mandou algemar repórter no AM
A reportagem solicitou posicionamento do vereador Ney Nobre e da Câmara Municipal de Itacoatiara, mas ainda não obteve resposta até a publicação deste texto.
O Convergente também entrou em contato com o Ministério Público do Amazonas (MPAM) para saber se o órgão ministerial tem conhecimento do caso e vai adotar providências.