O presidente nacional do PL (Partido Liberal), Valdemar Costa Neto, afirmou à CNN Brasil que será Jair Bolsonaro (PL) quem definirá os integrantes da chapa presidencial de oposição em 2026.
Nos últimos dias, dirigentes da direita e do centro têm debatido o perfil do candidato que enfrentará o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na corrida ao Palácio do Planalto.
Enquanto PP e PSD defendem a exclusão do sobrenome Bolsonaro da chapa, o PL sustenta que um membro da família do ex-presidente deve integrar a candidatura. “Bolsonaro é quem decidirá o formato”, disse Valdemar à emissora.
O nome atualmente mais cotado é o do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que, até o momento, nega interesse em disputar a Presidência. Caso mude de ideia, o PL avalia que Michelle Bolsonaro (DF) ou Flávio Bolsonaro (RJ) possam compor a chapa. Por outro lado, partidos de centro preferem nomes do PSD ou PP, como Ciro Nogueira (PP-PI), Tereza Cristina (PP-MS) ou Ratinho Júnior (PSD-PR).
A expectativa é que Bolsonaro se reúna com líderes de direita e de centro antes de uma eventual prisão para comunicar sua decisão. O grupo próximo a Tarcísio, entretanto, aposta que o ex-presidente só se posicionará em junho, às vésperas do pleito, estratégia que buscaria não enfraquecer a mobilização pela anistia e ampliar a transferência de votos.
*Com informações da CNN
Leia mais: Em prisão domiciliar, Bolsonaro pede autorização ao STF para participar da festa de 15 anos da filha


