O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (16) que pode voltar a disputar a Presidência da República, mas ressaltou que a decisão dependerá de sua condição de saúde.
A declaração foi feita durante o 16º Congresso do PCdoB, realizado em Brasília. O partido integra, junto com o PT e o PV, a Federação Brasil da Esperança.
“Eu, possivelmente, serei candidato a presidente outra vez, se eu estiver com saúde. Mas vou ser candidato pra quê? Pra continuar falando de Bolsa Família, Luz para Todos? Eu preciso pensar num país maior. Tem que ser um país em que as pessoas acreditem que possa ser construído”, disse o presidente, ao comentar que a eleição de 2026 deve marcar um novo embate entre a esquerda e a extrema direita.
Lula completará 80 anos no próximo dia 27, tornando-se o primeiro presidente brasileiro a exercer o mandato com essa idade.
O petista já havia afirmado em outras ocasiões que só deixaria de concorrer em 2026 caso enfrentasse problemas de saúde ou surgisse um candidato mais preparado. Para ele, “80 anos é o tempo da maturidade máxima do ser humano”.
*Com informações da CNN
Leia mais: CPMI do INSS rejeita pedido para convocar irmão de Lula