28.3 C
Manaus
quarta-feira, outubro 15, 2025

STF bloqueia R$ 390 milhões de sindicato ligado a irmão de Lula em investigação de fraudes

De acordo com a investigação, o valor bloqueado corresponde a descontos supostamente realizados de forma irregular

Por

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o bloqueio de cerca de R$ 390 milhões em bens e valores do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), no âmbito da Operação Sem Desconto.

A decisão atinge a entidade que tem como vice-presidente José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

De acordo com a investigação, o valor bloqueado corresponde a descontos supostamente realizados de forma irregular — sem autorização dos beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) — entre 2021 e janeiro de 2025.

No despacho, Mendonça afirma haver indícios consistentes de que dirigentes do Sindnapi integravam uma organização criminosa voltada à prática de fraudes contra aposentados e pensionistas. Segundo ele, após os descontos indevidos, os valores teriam sido “lavados” para ocultar a origem ilícita dos recursos.

A decisão também autoriza a quebra de sigilo fiscal e bancário do sindicato e de seus dirigentes, abrangendo o período desde 2020, com base em informações da Polícia Federal (PF) e da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre movimentações financeiras consideradas atípicas.

Na última quinta-feira (10), a PF cumpriu mandados de busca e apreensão em endereços ligados à entidade, com autorização do STF. Em nota, o Sindnapi negou as acusações e afirmou não ter realizado descontos indevidos nos benefícios de seus associados.

*Com informações da CNN

Leia mais: CPMI do INSS deve votar convocação de irmão de Lula na próxima semana

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -