O líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), afirmou que a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT-PR), deve promover uma ampla reformulação nos cargos do Centrão na Caixa Econômica Federal. A declaração foi feita durante entrevista ao podcast As Cunhãs, divulgada na sexta-feira (10).
De acordo com Guimarães, a determinação partiu diretamente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“A Gleisi vai mexer na Caixa. Eu estava na reunião com ela e o Lula. O Lula disse: ‘Gleisi, agilize e mexa no vespeiro da Caixa Econômica para começar’. Vai ter um rebuliço do tamanho do mundo, e eles estão apavorados”, afirmou o parlamentar.
A fala do líder do governo antecedeu mudanças efetivas no banco estatal. Ainda na sexta-feira, a Caixa anunciou a exoneração de dois nomes ligados ao Centrão: Paulo Rodrigo de Lemos Lopes, então vice-presidente de Sustentabilidade e Cidadania Digital, indicado pelo PL; José Trabulo Junior, consultor da presidência e aliado do presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira (PI).
As saídas ocorreram dois dias após o governo sofrer um revés político com a perda de validade da Medida Provisória que previa alternativas ao aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). O movimento foi visto como um gesto de resistência do Centrão, especialmente de integrantes da federação União Brasil–PP, que têm se afastado da base governista.
*Com informações da CNN
Leia mais: Senador acusa ministro do STF de favorecer investigados e de interferência política no Judiciário