29.3 C
Manaus
segunda-feira, outubro 13, 2025

Com mudança de nomes, veja como fica a nova formação da bancada feminina na Aleam

Mudança de nomes na Aleam começa a se firmar nesta terça-feira, 14, com posse de Professora Jacqueline, do mesmo partido do governador Wilson Lima

Por

A saída da deputada estadual Joana Darc (União Brasil) para assumir a Secretaria de Proteção e Bem-Estar Animal do Governo do Amazonas alterou a composição política e o perfil da bancada feminina da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam). Com a mudança, a vereadora Professora Jacqueline (União Brasil) assume o mandato nesta terça-feira, 14, mantendo o número de cinco mulheres no Parlamento estadual.

Com a recomposição, a bancada feminina da Aleam passa a ser formada, além da Professora Jacqueline, as deputadas Alessandra Campelo (Podemos), Débora Menezes (PL), Dra. Mayara Pinheiro (Republicanos) e Mayra Dias (Avante).

Leia mais: Saída de Joana Darc acirra disputa por cadeiras e causa efeito dominó no AM

Na Aleam, Joana Darc exercia papel de destaque dentro da Casa, onde ocupava o cargo de 2ª vice-presidente. Sua atuação era marcada principalmente pela defesa da causa animal, uma de suas bandeiras mais conhecidas desde o início da carreira política.

Com a chegada da Professora Jacqueline, a bancada ganha um novo perfil. Durante seus quatro mandatos como vereadora de Manaus, Jacqueline destacou-se pela defesa da educação, valorização dos professores, ampliação das oportunidades para as mulheres, investimentos na zona rural e melhorias em áreas essenciais para os manauaras.

Professora concursada e pedagoga, ela já atuou como Presidente Municipal do União Brasil Mulher, Procuradora Especial da Mulher, Presidente da Comissão da Mulher e vice-presidente da Comissão de Educação na Câmara Municipal de Manaus (CMM).

Bancada

A Aleam segue contando também com a deputada Alessandra Campelo (Podemos), que preside a Procuradoria Especial da Mulher e a Comissão da Mulher, da Família e da Pessoa Idosa. Alessandra é considerada uma das principais articuladoras do governo Wilson Lima dentro do Legislativo.

Leia mais: Ao O Convergente, Caio André diz que pretende seguir como secretário de Cultura do AM

Entre 2023 e 2024, a parlamentar foi a vice-líder do governador Wilson Lima na Assembleia Legislativa do Amazonas, à convite do próprio chefe do Executivo estadual, tendo papel de intermediadora.

Outro nome considerado como aliado do governador, é o da deputada Débora Menezes (PL), que ocupa o cargo de Procuradora da Criança e do Adolescente da Assembleia. A deputada Dra. Mayara Pinheiro (Republicanos) também integra a base governista e preside a Comissão de Direitos Humanos, Pessoa com Deficiência, Assuntos Indígenas e Promoção Social.

A deputada Mayra Dias (Avante), por sua vez, preside a Comissão de Assistência Social e Trabalho (Cast) e mantém alinhamento político com o senador Omar Aziz (PSD), o que equilibra a composição política da bancada feminina.

O Convergente entrou em contato com as deputadas, por meio das assessorias, e solicitou uma declaração das parlamentares sobre a nova composição da bancada feminina na Aleam e suas prioridades e aguarda retorno.

Em nota, a deputada Mayra Dias declarou que a presença feminina no Parlamento é fundamental para garantir um olhar mais sensível, plural e comprometido com as reais necessidades da população. “As mulheres trazem para o debate político temas que, muitas vezes, foram historicamente negligenciados, como o fortalecimento das políticas sociais, a proteção das famílias e a valorização do trabalho e da dignidade humana”, disse.

“Na presidência da Comissão de Assistência Social e Trabalho da Aleam, tenho buscado ampliar o diálogo com gestores, entidades e a sociedade civil, para construir políticas públicas que cheguem de fato a quem mais precisa. É nesse espaço de escuta e articulação que conseguimos transformar demandas sociais em ações concretas e resultados efetivos”, enfatizou.

Mayra Dias também destacou que a presença de mais mulheres na Assembleia Legislativa do Amazonas fortalece o equilíbrio e a diversidade do debate. “Quando unimos diferentes visões e experiências, criamos um ambiente mais democrático e capaz de promover o desenvolvimento social que o nosso estado tanto precisa”, concluiu.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -